São Paulo, segunda, 24 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Primeira peça montada pelo diretor em SP, ``Assembléia de Mulheres'' estréia hoje, somente para convidados
Góes `paulistano' leva Aristófanes ao Sesi

free-lance para a Folha

O diretor potiguar Moacyr Góes apresenta hoje, para convidados, sua primeira montagem paulistana, ``Assembléia de Mulheres'', escrita pelo grego Aristófanes.
A peça, gratuita, fica em cartaz no Teatro Popular do Sesi (região central de São Paulo) e estréia para o público nesta quarta-feira. Os ingressos devem ser retirados no local uma hora antes do espetáculo.
Comédia encenada provavelmente entre 392 a.C. e 393 a.C., ``Assembléia'' enfoca o golpe de Estado de um grupo de mulheres atenienses.
A partir do momento em que tomam o poder, decretam medidas para lá de sui generis -como a instauração do sexo livre, com a condição de que os homens façam amor com as feias e velhas antes de dormirem com as moças.
``A peça aborda, de forma engraçada, questões como o Estado, a democracia, o público e o privado'', disse Góes à Folha.
No currículo do diretor, estão montagens como ``Abelardo, Heloísa'', ``Epifanias'', ``Escola de Bufões'' e ``O Doente Imaginário''.
Hermetismos
Apesar de ser um texto grego, ele afirma que a platéia não precisa se preocupar com hermetismos -referências que pudessem afastar o público foram cortadas.
Segundo Góes, o espetáculo é centrado no trabalho dos atores, já que ``qualquer intermediação com o público passa necessariamente por eles''.
Grande parte do elenco foi escolhido por meio de um teste de seleção e traz atores como Walter Breda, Patrícia Gaspar, Malu Pessin, Helen Helène, Carina Cooper, entre outros.
``Todo teste é frustrante e, para conseguir garimpar esses artistas, contei com minha intuição, que, felizmente, deu resultado'', declarou o diretor.
Os cenários são de José Dias, que vem trabalhando com Góes há cerca de dez anos. ``Não nos preocupamos em dar um toque realista ao espaço cênico'', explicou Dias.
Colunas gregas, por exemplo, foram deixadas de lado. Em seu lugar, aparecem enormes estandartes de pano, que, dependendo da cor, indicam o período do dia em que se passa a cena.
(ERIKA SALLUM)

Peça: Assembléia de Mulheres Direção: Moacyr Góes Autor: Aristófanes Com: Walter Breda, Helen Helène, Malu Pessin e outros Quando: estréia hoje para convidados e na quarta, para o público; quarta a sexta, às 20h30; sábado, às 17h e às 20h30; domingo, às 17h Onde: Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 011/284-9787) Quanto: entrada grátis
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã