São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor vai vestir a camisa da seleção

da Redação

O londrino Patrick Marber, 35, alcançou grande sucesso comercial no teatro com sua segunda peça, "Mais Perto" ("Closer"), que estreou no Reino Unido em maio de 1997.
Desde então, a obra continua a ser encenada em Londres, além de ter chegado à maioria dos países europeus, inclusive à Finlândia e à Eslovênia.
No final de 1998, "Mais Perto" realizou uma façanha ao chegar à Broadway, o famoso o circuito dos musicais em Nova York, em montagem dirigida pelo próprio Marber.
"É uma grande emoção e um grande prazer saber que essa peça significa algo em nível global", disse Marber à Folha, em entrevista por e-mail.
O autor se diz honrado por ter sua peça encenada no Brasil. "Eu nunca estive aí, mas sou admirador do time de futebol de vocês há muitos anos", afirmou Marber, que, no Reino Unido, torce para o Arsenal. "Eu ganhei de um ator uma camisa da seleção brasileira, vou vesti-la no dia 24 de março (hoje)", escreveu.
O fato de Hector Babenco estar dirigindo a versão brasileira de "Closer" também é recebido com entusiasmo pelo dramaturgo.
"Eu vi "O Beijo da Mulher Aranha", um filme que admiro imensamente. Estou honrado por ele estar dirigindo minha peça, é muito lisonjeador saber que ele quis realizar esse trabalho", disse.
Sobre "Mais Perto", Marber afirma que a peça traz mais perguntas do que respostas. "Se eu tivesse alguma teoria sobre o que a peça discute, eu teria escrito um ensaio. Mas eu gosto do fato de que pessoas com experiências diversas interpretem essa peça de muitas maneiras diferentes."
Marber conta que teve de reescrever "Mais Perto" diversas vezes. "Todas as vezes em que eu a dirigia, eu ia fazendo cortes e colocando outras coisas, sempre que uma nova idéia me ocorria", afirmou. "Ela está terminada agora, ou melhor, eu parei de trabalhar nela."
O primeiro texto para o teatro escrito por ele, "Dealer's Choice", também foi encenado em diversos países. Atualmente, Marber está escrevendo uma nova peça. "Mas eu ainda não sei sobre o quê." (MV)


Texto Anterior: Peça tem bate-papo na Web
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.