São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Férias Radicais
SBT, 14h45.
 
(Summertime Switch). EUA, 94, 90 min. Direção: Alan Metter. Com Rider Strong, Jason Weaver. Um garoto rico e outro pobre (e negro) invertem seus papéis durante as férias. Dos mal-entendidos que a situação provoca, vem a comédia. Aparentemente, na cola de "Trocando as Bolas", de John Landis. Só que Metter -diretor de um dos "Loucademia de Polícia"- é diretor de bem outra estirpe. Pouco a esperar.

Ed - Um Macaco Muito Louco
Globo, 15h55.
  
(Ed). EUA, 96. Direção: Bill Couturie. Com Matt LeBlanc, Jayne Brook. Jogador de beisebol realiza seu sonho, de ser contratado por um grande time. Nem tudo serão rosas: logo descobre que seu companheiro de quarto, no alojamento do time, é o mascote Ed, o macaco.

Segredos do Poder
Record, 21h30
  
(Primary Colors). EUA, 98, 143 min. Direção: Mike Nichols. Com Adrian Lester, John Travolta, Emma Thompson, Kathy Bates, Billy Bob Thornton. Jovem negro idealista, neto de um líder dos direitos civis americanos, junta-se à campanha presidencial de Jack Stanton (Travolta), governador de um pequeno Estado do sul, e passa a conhecer sua nova "família política". Henry terá problemas para se adaptar ao estilo de Jack e sua mulher, empolgados com a ambição de se tornarem parte da história. O roteiro foi adaptado do livro "Cores Primárias".

O Massacre de Rosewood
SBT, 1h25.
   
(Rosewood). EUA, 97, 140 min. Direção: John Singleton. Com Ving Rhames, Jon Voight. Nos anos 20, na Flórida, mulher branca acusa homem negro de estupro. Acusação falsa, com decorrências trágicas, como se pode imaginar. O fato foi abafado até os anos 80. O filme de Singleton foi bem-recebido nos EUA.

Intercine
Globo, 2h25.

Os candidatos a passar hoje são "Prisioneiros da Paixão" (98, de Nick Hamm, com Vincent Perez, Frances McDormand) e "Culpada ou Inocente?" (96, de Micki Dickoff, com Veronica Hamel, Mimi Rogers).

Fora Macacos
SBT, 3h50.
 
(Monkey's, Go Home). EUA, 66, 89 min. Direção: Andrew V. McLaglen. Com Maurice Chevalier, Yvette Mimieux. Fazendeiro americano na França, disposto a reativar plantação de olivas, contrata um grupo de chimpanzés que outrora serviram à força aérea americana. A inovação será vista como herege pelos franceses. E o filme será visto como uma comédia chata pelo mundo. Só para São Paulo.

Rastros de um Assassino
Globo, 4h10.
 
(Fight for Justice - The Nancy Conn Story). EUA, 95. Direção: Bradford May. Com Marilu Henner, Doug Savant. Psicopata não consegue matar sua prisioneira, pois seu cativeiro é descoberto. Mas ele não desistirá da empreitada tão fácil. (INÁCIO ARAUJO)

O professor tem razão

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

No ano passado, numa carta à Folha, o prof. Izidoro Blikstein lembrou que as virtudes de "As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob" (Eurochannel, 12h) não se limitavam ao talento de Louis de Funès, como eu afirmara.
Tem toda razão: há no filme uma conclamação, pelo humor, ao banimento de práticas racistas que lhe dão uma dimensão específica, à qual é preciso ficar atento.
Com ou sem intenção, certos filmes tendem a enrijecer as relações entre povos e religiões, a transformá-las numa "questão". Outros, e é o caso dessas aventuras, são um chamado à compreensão e à aceitação das diferenças.
À noite, destaque para "Os Intocáveis" (AXN, 22h e 0h30), "Los Angeles, Cidade Proibida" (TNT, 0h45) e "Um Mundo Perfeito" (HBO, 2h45).


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: "BBB4"! Cida é filha do Zacarias com o Tiririca!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.