São Paulo, sábado, 24 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

LITERATURA

Os livros da vida de Lula

Até os amigos mais próximos do presidente Lula afirmam que ele não tem a menor paciência para os livros. Pois Lula -surpresa! -aparece dando dicas de leituras no site de Galeno Amorim, ex-coordenador do Plano Nacional do Livro e da Leitura.

 

"O livro mais marcante de sua vida continua a ser "Esta Noite a Liberdade", de Dominique Lapierre e Larry Collins", diz Galeno no site. A obra fala sobre Gandhi e sua luta pacifista na Índia.
Lula indica ainda o livro "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, e "Estrela Solitária", biografia de Garrincha escrita por Ruy Castro. Confira, abaixo, outras "dicas de leitura" do presidente:

TOMBO O Iphan, instituto do patrimônio histórico, estuda a possibilidade de tombar a coleção de Adolpho Leirner, cuja venda, para um museu de Belas Artes de Houston (EUA), na semana passada, foi lamentada por curadores, colecionadores, artistas e museólogos. O órgão vai verificar se, ao deixar o país, antes de ser vendida, a coleção tinha obtido autorização provisória de partida, apenas para viajar e ser exposta no exterior -e não para lá permanecer. Se for este o caso, o Iphan acha que pode atuar tombando as obras e obrigando o seu retorno ao Brasil.

EM VÃO
O governo Serra também tentou interferir, depois da venda, estudando uma forma de fazer uma oferta maior pela coleção, que foi vendida por estimados R$ 30 milhões. A conclusão foi de que a tentativa seria infrutífera pois a negociação feita por Leirner é irreversível.

NADA MAIS
O colecionador não quis comentar o tipo de autorização que obteve para levar as obras para fora do Brasil. Leirner diz que "nada mais tem a dizer" sobre a venda de sua coleção.

SILÊNCIO E DISCRIÇÃO
Ao contrário de Delúbio Soares, o empresário João Carlos Di Gênio, melhor amigo de ACM e dono da rede Objetivo, passou quase despercebido pela festa de 61 anos de José Dirceu, na segunda. Também estavam lá, superdiscretos, o empresário Augusto Mendonça, da construção civil, e sua mulher -a modelo e atriz Gisele Fraga, dez quilos mais magra.

ORIGINAL
A apresentadora Ana Maria Braga e o empresário Marcelo Frisoni, que se casam no dia 31, passarão a lua-de-mel em Paris.

FOGUINHO
O ator Lázaro Ramos foi abatido pela mesma virose que derrubou a atriz Camila Pitanga. É uma espécie de gripe que dá um febrão danado.

DE MOLHO
E o governador Cássio Cunha Lima (PB) teve uma crise de faringite na terça-feira. Passou a semana longe do Palácio da Redenção.

BRAÇOS ABERTOS
Leonardo di Caprio e Kate Winslet deverão repetir o par de "Titanic" no cinema. Eles viverão um romance ambientado nos EUA do pós-guerra.

"Interioranos e desinformados"

Julia Moraes/Folha Imagem
A artista Maria Bonomi, que, além de integrar a mostra "Itaú Contemporâneo", participa de exposição no CCBB até 22 de abril


A decisão da cenógrafa Bia Lessa e do curador Teixeira Coelho de instalar 22 telas no chão do Itaú Cultural para a mostra "Itaú Contemporâneo: Arte no Brasil", bombardeada nesta semana por boa parte dos autores das telas, ganhou a defesa de artistas plásticos. Maria Bonomi, que, aos 71 anos, integra o time de artistas que tem obras no chão da mostra, diz que achou "patéticas" as reclamações dos colegas. Para ela, os que reclamaram de Bia e Teixeira Coelho "deveriam voltar para suas cavernas".
 

FOLHA - Como a senhora avalia a mostra?
MARIA BONOMI -
É provocatória. As grandes exposições hoje em dia não correspondem mais a uma leitura acadêmica, não têm essa coisa arrumadinha, romântica. E, de repente, essa turma que se chama de vanguarda tem uma atitude totalmente contraditória com uma pretensa vanguarda. São uma vanguarda de galeria, com uma visão extremamente comercial.
A galeria está sempre pendurando uma coisa para agradar o cliente. Essa mostra não quer agradar ninguém.

FOLHA - O que a senhora pensa sobre a revolta dos artistas?
MARIA -
Achei ridículo, patético, uma coisa retrógrada. Acho que essas pessoas deveriam voltar para as suas cavernas. E é bem feito pra elas. Tem certas pessoas que são vestidas de vanguarda e não são vanguarda, são é muito antigas. Não têm nada de contemporâneas. Essas atitudes são acadêmicas, interioranas e desinformadas.

CURTO-CIRCUITO

CRISTINA ROGOZINSKI E FLÁVIA RIBEIRO inauguram, hoje, mostra de xilogravuras em grandes formatos, que fica em cartaz até 21 de abril, na Celma Albuquerque Galeria de Arte, em BH.
O MAESTRO EDUARDO LAGES abre a programação do projeto "Piano na Praça", com show hoje, na praça Dom José Gaspar.
O ESPETÁCULO DE DANÇA "BARRACO", com a PIP Companhia de Dança, estréia, hoje, às 19h, no Sesc Avenida Paulista.
A ESCOLA SÃO PAULO recebe Madame Rucki, do Studio Berçot de Paris, que, a partir de hoje, participa de cursos no local.
A MOSTRA "JARDIM DO PODER" fica em cartaz de hoje ao dia 8 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília.


com DANIEL BERGAMASCO, AUDREY FURLANETO E LUISA ALCANTARA E SILVA

Texto Anterior: Saiba mais: Lei provoca debates em outras áreas
Próximo Texto: Manuel da Costa Pinto: Humanidade à deriva
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.