São Paulo, sábado, 24 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros

Revista britânica "Granta" lista 21 revelações das letras dos EUA

Ao menos três autores inéditos no Brasil terão livros editados neste ano no país

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

A prestigiosa revista literária inglesa "Granta" anunciou que sua 97ª edição, que sai em abril, trará uma lista com os 21 melhores jovens autores americanos. Segundo os editores da publicação, a lista, já divulgada no seu site, revela, além dos novos talentos, "o que instiga e inspira a imaginação da América" atualmente.
Da tal lista, três autores inéditos no Brasil já têm previsão de ser editados no país: Dara Horn, cujo "O Mundo que Virá" sai em abril pela Nova Fronteira; Rattawut Lapcharoensap, cuja coletânea de contos "Sightseeing" será lançada no segundo semestre pela Casa da Palavra; e Daniel Alarcón, de quem a Rocco publica "Lost City Radio" até o fim do ano.
A agente literária Lúcia Riff adiantou que está negociando a publicação no país dos livros de Judy Budnitz, Olga Grushin, Gabe Hudson, Jess Row e Karen Russell, também presentes na lista da "Granta".
Cinco dos novos talentos apontados pela revista já foram publicados no Brasil: Jonathan Safran Foer, que teve "Tudo se Ilumina" e "Extremamente Alto, Incrivelmente Perto" editados pela Rocco; Uzodinma Iweala, que veio no ano passado para a Flip, e cujo "Feras de Lugar Nenhum" saiu pela Nova Fronteira; e ainda Nicole Krauss, Maile Meloy e Gary Shteyngart.
Esta é segunda edição da "Granta" dedicada a novos talentos americanos. A primeira foi lançada em 1996 e trazia nomes hoje relativamente consagrados como Jonathan Franzen e Stewart O'Nan.

A revista
A "Granta" foi fundada em 1889 por estudantes da Universidade de Cambridge e o nome se refere a uma denominação antiga do rio que corta a cidade. A revista publicou textos de autores como Michael Frayn, Ted Hughes e Sylvia Plath. Nos anos 1970, enfrentou problemas financeiros e "renasceu" em 1979. Sua lista de colaboradores tem nomes como Martin Amis e Julian Barnes.
Atualmente, a publicação é trimestral e dedicada a novidades em ficção, reportagem, jornalismo investigativo e fotografia. É possível ler alguns artigos e entrevistas da revista em seu site: www.granta.com.


Texto Anterior: Crítica/modernismo: Oswald de Andrade reinventa a história em seu dicionário
Próximo Texto: Livros: Scliar revê carreira em seu 75º livro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.