São Paulo, Quarta-feira, 24 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
"Arquivo X" cita Hitchcock e topa com nazistas

LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto da Ilustrada

Tudo bem, a premissa de "Arquivo X" beira o absurdo, é um cortejo à paranóia e blablablá. Mas, para quem está atrás de um bom programa na TV para esta noite, a série mais cultuada do planeta (deste) apresenta, no canal pago Fox, um dos mais absurdos, paranóicos e, portanto, inspirados episódios dos últimos tempos.
"Triângulo" ("Triangle"), o episódio, é embalado por referências a "O Mágico de Oz", "Encouraçado Potemkin" e à técnica usada pelo diretor britânico Alfred Hitchcock no clássico "Festim Diabólico", a das filmagens em longas tomadas contínuas.
Já que o vale-tudo conspiratório da série é inesgotável, o imbróglio do episódio põe o destemido agente Mulder (David Duchovny) frente a frente com nazistas, depois de viajar no tempo ao passar pelo Triângulo das Bermudas.
E mais (mais?): Mulder e Scully (Gillian Anderson), o mais destacado casal assexuado da história da TV, se beijam em uma cena. Ok, não é bem assim.
O episódio abre com Mulder desacordado no mar, em meio a destroços do navio Lady Garland (evocação de Judy Garland, de "O Mágico de Oz").
O agente do FBI está em algum lugar do místico Triângulo das Bermudas, área triangular no oceano com um dos pontos no arquipélago de Bermudas (América Central), onde reza a lenda desapareceram pelo menos cem navios, aviões e barcos de lazer.
Mulder estava no local atrás de um barco inglês de 1939, que teria atravessado uma fenda do tempo e aparecido nos dias de hoje.
Do mar, o agente é resgatado por marinheiros do barco do passado, que minutos depois seria capturado por nazistas. Era a Segunda Guerra Mundial.
Daí evocar Hitchcock e os planos-sequência. Uma webcam segue Mulder em disparada pelos corredores do navio, tentando escapar dos nazistas.
Enquanto isso, no "nosso tempo", sabendo do tipo de aventura em que Mulder se meteu, Scully implora ajuda aos chefões do FBI. A webcam desta vez acompanha a maratona de Scully tentando a tal ajuda de andar em andar, de sala em sala, no FBI. É das mais bacanas a dinâmica da cena, sem cortes, que mostra a saga da agente pelos elevadores.
Um episódio para gravar e guardar na parte da estante reservada às fitas com antologias da TV.

Programa: Arquivo X Episódio: Triângulo Com: David Duchovny e Gillian Anderson Quando: hoje, às 21h, reprise às 2h Onde: canal pago Fox

Texto Anterior: Marcelo Coelho: Benigni, Zé Carioca e Hollywood
Próximo Texto: Festival de teatro de Curitiba: Em "Nijinski", ator é Narciso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.