São Paulo, sexta, 24 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação domina "Os Três Mosqueteiros"

da Sucursal do Rio

Para adaptar "Os Três Mosqueteiros", Pedro Vasconcelos e Marcelo Faria usaram como referência a versão para o cinema em que Gene Kelly vive D'Artagnan.
"De todas as adaptações que vimos, a que mais se aproximou do que queríamos foi essa. Tem a mesma vivacidade que buscamos para contar a história das intrigas políticas e amorosas da corte do rei Luís 13", disse Vasconcelos.
A história se passa em 1625, quando a França vivia uma disputa velada de poder. O cardeal Richelieu (Gaspar Filho), ministro francês, fazia articulações para derrubar o rei Luís 13 (Duda Ribeiro), que de nada desconfiava.
Vendo que o rei recrutara para sua defesa uma tropa de elite -os três mosqueteiros, Athos (Marcelo Faria), Porthos (Pedro Vasconcelos) e Aramis (Thierry Figueira)-, o cardeal decidiu ter também uma guarda particular. Os dois grupos tornam-se rivais, duelando e agitando Paris.
D'Artagnan, jovem do interior que sonha se tornar mosqueteiro, vai para Paris. Ao chegar, apaixona-se pela dama de companhia da rainha, Constance (Bebel Lobo).
Por intermédio dela, D'Artagnan se envolve em uma aventura de vida ou morte, que tem como vilões o cardeal Richelieu, o conde de Rochefort e Milady (Luana Piovani), ex-mulher de Athos.
Apesar de a adaptação ter reduzido as cenas e imprimido a elas um ritmo acelerado, Vasconcelos e Faria fizeram questão de manter as características do texto de Dumas, entre elas os diálogos na segunda pessoa.
"Fiz questão de manter as palavras exatas do livro porque são lindas. A forma como é editado o espetáculo faz com que quase não se estranhe a linguagem, que poderia parecer pesada para o público jovem", disse Vasconcelos.
Sendo ou não estranhada pelo público, a linguagem de Dumas "causa um pouco de dificuldade" para parte do elenco.
"Estou até hoje tentando falar o texto da forma mais digna e verdadeira possível. É muito difícil usar uma linguagem que não é a cotidiana, mas é fundamental para conservar a essência da obra", afirmou Rodrigo Santoro.


Peça: D' Artagnan e Os Três Mosqueteiros
Direção: Pedro Vasconcelos Onde: teatro Clara Nunes (r. Marquês de São Vicente, 52, 3º andar, shopping da Gávea, tel. 021/274-9696)
Quando: de qui. a sáb., às 21h; dom., às 20h.
Quanto: R$ 30 (sáb.) e R$ 25 (qui., sex. e dom.)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.