São Paulo, Sábado, 24 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Festival traz novas produções de Chahine, Kobayashi e David Mamet
Veteranos são destaque de mostra paralela em Cannes

AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas

Vinte e dois longas foram escolhidos para a mostra paralela Un Certain Regard (Um Certo Olhar), dentro da seleção oficial do 52º Festival Internacional de Cinema de Cannes. O evento acontece entre 12 e 23 de maio.
"El Akhar" (O Outro), do decano do cinema egípcio Youssef Chahine, fará a abertura no dia 13. "Harem Suare", do turco Ferzan Ozpetek, o encerra no dia 23.
Ao lado da Quinzena dos Realizadores, cuja seleção será anunciada na próxima semana, Um Certo Olhar é o mais importante ciclo paralelo à mostra competitiva. Bastante disputadas devem ser as projeções dos filmes de cinco veteranos: "Bootleg Film", do japonês Masahiro Kobayashi, "The Winslow Boy", do americano David Mamet, "As Bodas de Deus", do português João César Monteiro, "Beresina", do suíço Daniel Schmid, e "Sicilia!", de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet.
Catorze dos cineastas escolhidos jamais participaram da seleção oficial do evento. Seis são estreantes. Dentre eles, a maior expectativa gira em torno de Lynne Ramsay ("Ratcatcher"), já detentora de uma Palma de Ouro de curta.
Cannes reafirma sua maior atenção recente para com o formato curta por meio da organização de duas competições, uma destinada a conceder uma Palma de Ouro e outra reservada para filmes de escolas de cinema. Um mesmo júri será responsável por ambas as premiações. O cineasta brasileiro Walter Salles será um dos cinco jurados. A presidência caberá ao dinamarquês Thomas Vinterberg. Os demais integrantes são as atrizes Greta Scacchi e Virginie Ledoyen e o diretor Cédric Klapisch.


Texto Anterior: Outro Canal: Anysio quer Marluce longe de "Zorra Total"
Próximo Texto: Mostra de Cinema de Brasília homenageia Jacques Tati hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.