São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música brasileira do século 19 é contada por viajante imaginário de São Paulo", quadro de Rugendas feito no início do século 19
DA REPORTAGEM LOCAL

"São Paulo se assemelha a uma cidade da Andaluzia, não é raro ouvir, como em Cádiz, o som de uma guitarra, em hora avançada da noite, debaixo de alguma janela gradeada, que se abre por uma indecisa mão."
A citação dessa São Paulo idílica pertence ao CD-livro "Viagem pelo Brasil", que será lançado hoje no instituto Goethe e foi realizado pela cantora lírica Anna Maria Kieffer e os músicos Gisela Nogueira e Edelton Gloeden.
O CD-livro faz parte de uma coleção, organizada por Kieffer, chamada Memória Musical Brasileira. São dez álbuns, cada um sobre um período dos 500 anos da música sacra e profana brasileiras. Este é o segundo da série.
Para a realização de "Viagem pelo Brasil" foram utilizados os testemunhos de 12 viajantes da primeira metade do século 19, incluindo Spix, Martius, Rugendas, Maximiliano e Debret. O livro é uma colagem desses textos e das imagens criadas pelos viajantes, que se transformam no testemunho de um viajante imaginário.
A viagem começa no Rio e termina na Bahia, passando por São Paulo e Minas Gerais. Além dos viajantes, o professor Antonio Candido, que ajudou na pesquisa, tornou-se personagem do livro. Ele conduz o viajante imaginário até a casa da família Tomé, na Tijuca (Rio), tema de quadro de Rugendas. No lançamento, Kieffer, Nogueira e Gloeden interpretam as 19 canções do CD-livro e fazem comentários sobre as músicas. (FABIO CYPRIANO)

Evento: Concerto comentado e lançamento do CD-livro Viagem pelo Brasil, de Anna Maria Kieffer, Gisela Nogueira e Edelton Gloeden, da Akron Projetos Culturais Onde: instituto Goethe (r. Lisboa, 974, Pinheiros, SP, tel. 0/xx/11/280-4288) Quando: hoje, às 20h30 Quanto: entrada franca; CD a R$ 25

Texto Anterior: Música erudita: Filarmônica de Berlim toca vida e morte de Mahler
Próximo Texto: Dança: Cinema, flamenco e embolada fazem "supersexta" em SP
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.