São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É SKÁRMETA

Escritor foi traduzido para 20 idiomas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O filósofo, escritor e agora embaixador Skármeta formou-se na Universidade do Chile e na Universidade Columbia, de Nova York. Desde então, tornou-se professor de filosofia, de literatura hispano-americana e de direção cinematográfica.
É autor de romances, ensaios e contos. A maior parte das suas obras foi traduzida para 20 idiomas. Além de "O Carteiro...", escreveu "El Entusiasmo", "Desnudo en el Tejado" e outros.
Viveu na Alemanha em 1975 e 1989. Lá, escreveu ensaios e artigos sobre literatura, exílio, teatro e política cultural. Também produziu roteiros cinematográficos.
Entre outras distinções, foi nomeado "Cavalheiro da Ordem das Artes e Letras" (França) e recebeu o prêmio "Boccaccio Europa". Seu novo livro, "La Boda del Poeta", foi lançado em países de língua espanhola em 1999 e será publicado, este ano, em mais quatro idiomas. (LG)


Texto Anterior: Literatura: Skármeta prega uma nova ética para a AL
Próximo Texto: Noel Gallagher abandona turnê do grupo Oasis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.