São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

C.G.


Especial da Globo contracena com passado

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo vai exibir em abril do ano que vem um programa que usará a tecnologia para contar os 40 anos da dramaturgia da rede.
Como no filme "A Rosa Púrpura do Cairo" (1985), de Woody Allen, personagens "reais" (ou atuais) irão contracenar com personagens "virtuais" (ou antigos). No caso, imagens feitas em 2004 ou 2005 irão interagir com cenas de novelas e programas antigos.
Uma primeira versão do roteiro do programa acaba de ser feita por Euclydes Marinho, autor de novelas da Globo. Trata-se de uma história romântica a ser estrelada por dois grandes atores, que sejam representativos da "cara" da Globo em seus 40 anos (Tarcísio Meira e Glória Menezes, por exemplo).
No especial, os personagens irão "passear" pela história das novelas da Globo. Em determinada cena, hipoteticamente, poderão contracenar com Gabriela (Sonia Braga), em "Gabriela" (1975), ou com Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), do seriado "O Bem-Amado" (1980-84). A colagem, em computador, usará imagens originais das novelas.
O projeto vem sendo mantido em sigilo pela TV Globo. Irá ao ar na semana de 26 de abril de 2005, quando a emissora completa 40 anos. Nessa semana, todos os dias, após a novela das oito, a emissora irá exibir um especial sobre sua história. Além de dramaturgia, haverá especiais sobre humor e musicais.

OUTRO CANAL

Baba, baby
Kelly Key vai apresentar um programa infanto-juvenil na Band, das 17h às 18h. Estréia antes de agosto.

Marmanjos
A cobertura da Band das Olimpíadas será ancorada de Atenas por José Luiz Datena e Jorge Kajuru.

Veto 1
Assim como no ano passado, a organização da Parada Gay de São Paulo, em 13 de junho, não vai credenciar programas humorísticos, como o "Casseta & Planeta". Isso impede os humoristas de subirem em trios elétricos, mas não de participar do evento no asfalto (como fizeram os cassetas em 2003).

Veto 2
Além do "Casseta", estão vetados programas religiosos e os de João Kléber e Luciana Gimenez, na Rede TV!, acusados de promover uma imagem caricata e preconceituosa dos gays.

Chacina 1
A naufragada novela "Metamorphoses" vai sofrer uma metamorfose em 11 de junho, quando entram novos personagens (todos caipiras). Haverá também matanças, viagens e promoções de personagens que não emplacaram.

Chacina 2
Pérola do comunicado oficial distribuído pela Record, sobre as mudanças na novela: "O folhetim tradicional que as donas de casa adoram e ligam para a Record colocar no ar tem data marcada para começar". Fala sério! A novela estreou em março.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.