São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Festival de Campos do Jordão fará homenagem às mulheres

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A mulher será o tema do 38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Orçado em R$ 5 milhões, o evento, que vai de 7 a 29 de julho, terá uma compositora-residente: a paranaense Jocy de Oliveira, 71.
A presença de compositoras do sexo feminino no programa das grandes orquestras do planeta ainda é raridade. "A mulher tem um papel fundamental na música erudita, e ele precisa ser discutido e apreciado", afirma o maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do evento.
Obras de 16 compositoras serão executadas ao longo das 48 apresentações do festival, que terá concertos em homenagem a Chiquinha Gonzaga, Bidu Sayão e Guiomar Novaes. Os 150 bolsistas foram selecionados em audições dentro e fora do Brasil, incluindo o New England Conservatory, em Boston (EUA), e a Fundação das Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, em Caracas.
O principal destaque do festival é o inédito duo do violoncelista pernambucano Antonio Meneses com a pianista portuguesa Maria João Pires, no dia 13. Outras atrações são a soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa e a violonista Sharon Isbin.
O evento terá também a participação da Osesp, com John Neschling; da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a batuta de Minczuk; e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, sob direção de Ira Levin; e ainda encenação de uma ópera: "Rita", de Donizetti, regida pela paulistana Débora Waldman, com direção cênica de Carla Camurati.
Está sendo estudada a possibilidade de um telão, no parque Ibirapuera, transmitir os principais concertos do festival.


Texto Anterior: Exposição reúne os ícones da Geração 80
Próximo Texto: Memória: Historiador Eugen Weber morre aos 82
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.