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CRÍTICA
Sátira transforma Freud em clichê em carne e osso
DA REDAÇÃO
"Inconscientes " parte da
idéia de que, se os conceitos
freudianos se disseminaram tanto
pelo Ocidente, ao ponto de estarem hoje banalizados, é hora de
devolvê-los às suas origens como
um arremedo deles mesmos.
Num filme em que Freud é
-além de personagem de carne e
osso- um grande clichê, Oristrell tenta retratar a psique de
uma sociedade que originou nossas atuais neuroses.
Alma (Leonor Watling) é a mulher do psicanalista Leon (Alex
Brendemühl), que enlouqueceu,
de modo quixotesco, após passar
uma temporada com Freud e se
entupir de suas teorias, resolvendo, então, sumir do mapa.
Ela parte atrás dele com uma
única pista, uma tese que o médico deixou sobre quatro mulheres
histéricas, e um único aliado, o
cunhado Salvador (Luis Tosar).
Alma é uma mulher moderna e
também leitora dos escritos do
austríaco, enquanto Salvador é
um tipo conservador que acredita
que emoções são fenômenos endócrinos. Com idéias opostas sobre sexo e amor, os dois mergulham nos casos das mulheres estudadas por Leon, tentando encontrar pistas de seu paradeiro.
A primeira é uma atriz de filmes
sadomasoquistas, a segunda, uma
paranóica que acha que o marido
mandou interná-la num hospício.
Mas as coisas começam a se
enroscar mesmo quando descobrem que a terceira é a irmã de Alma e mulher de Salvador, que,
motivada pela "inveja do pênis"
do marido -que é mesmo gigantesco-, começa a freqüentar festas secretas de transformistas.
Já o quarto caso, que se refere ao
mito do "totem e tabu", acaba por
embrulhar de vez todos os envolvidos e por provocar uma mirabolante tentativa de assassinato
do próprio Freud, que está, então,
de passagem por Barcelona.
A estrutura de folhetim é "didática" ao ilustrar os conceitos freudianos na forma de divertidos esquetes. Mas o principal êxito está
em fazer rir de uma modernidade
não muito distante da nossa, fazendo cair máscaras atemporais,
com ou sem a ajuda de Freud.
(SYLVIA COLOMBO)
Inconscientes
Inconscientes
Direção: Joaquín Oristrell
Produção: Espanha/Alemanha/Itália/Portugal, 2004
Com: Leonor Watling, Luis Tosar, Mercedes Sampietro
Quando: a partir de hoje nos cines
Cinearte, Cineclube Vitrine, Top Cine e circuito
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