São Paulo, quarta, 24 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
"Entre o Vermute e a Sopa" reúne três textos do autor e dois de Arthur Azevedo e inaugura novo espaço no Rio
Auditório da ABL reabre com Machado

da Sucursal do Rio

Depois de passar por pequenas obras, o auditório da ABL (Academia Brasileira de Letras, no centro do Rio) reabre hoje transformado em teatro -com um palco pequeno, mas perfeito para a encenação de textos de Machado de Assis e Arthur Azevedo.
Reunidos em "Entre o Vermute e a Sopa", cinco textos dos dois autores -três de Machado e dois de Azevedo- inauguram o teatro Raimundo Magalhães Jr.
Dos cinco textos, apenas um não havia sido originalmente escrito como peça teatral.
"Antes da Missa", de Machado de Assis, tinha sido publicado em 1878 como uma crônica do jornal "O Cruzeiro".
"Machado escreveu uma crônica, mas com rimas e métrica perfeitas, sobre duas mulheres que se encontram, antes da missa, para falar mal dos outros", conta Isio Ghelman, um dos atores da peça.
Em "Lição de Botânica", outro dos textos de Machado de Assis, dois jovens apaixonados têm que convencer o tio do rapaz de que o casamento dos dois não atrapalhará a carreira do sobrinho.
O terceiro texto de Machado é "Não Consultes Médico", encenado pela primeira vez em 1896, que tem como mote o adágio popular "Não consultes médico, consulta antes quem tenha estado doente".
Arthur Azevedo
"Entre o Vermute e a Sopa", peça de Arthur Azevedo que dá nome à montagem, fala de um casal que se conhece e marca o seu casamento entre o vermute servido no início da visita e a sopa do jantar.
Há ainda "Uma Noite em Claro", comédia de costumes escrita por Azevedo e encenada pela primeira vez em 1884.
A peça "Entre o Vermute e a Sopa" tem direção de Ary Coslov e será apresentada sempre às quartas-feiras, às 18h30. A entrada é gratuita.

Peça: Entre o Vermute e a Sopa Autores: Machado de Assis e Arthur Azevedo Direção: Ary Coslov Com: Thais Portinho, Chico Tenreiro, Dedina Bernardelli, Isio Ghelman e Joana Medeiros Quando: quartas-feiras, às 18h30; até 19 de agosto Onde: teatro Raimundo Magalhães Jr. (prédio da ABL, av. Presidente Wilson, 203, 2º andar, centro do Rio) Quanto: grátis


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.