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Mercado fonográfico vai enfrentar um "vácuo"
da Reportagem Local
Com a morte de Leandro, o mercado fonográfico vai enfrentar um
"vácuo" no segmento de música
sertaneja, e seu parceiro e irmão,
Leonardo, terá dificuldades para
seguir carreira solo. As afirmações
são de Manolo Camero, presidente da ABPD (Associação Brasileira
dos Produtores de Disco).
"Agora abre-se um vácuo que as
gravadores terão de preencher, fazendo tentativas com várias outras
duplas", afirmou.
Camero também lamentou a
morte de Leonardo. "Ficamos penalizados. Há, em primeiro lugar,
uma comoção pela perda de um
artista de enorme importância para a música brasileira", disse.
Sobre Leonardo, ele disse que a
possibilidade mais provável, em
termos de mercado, é que ele integre uma nova dupla. "Não temos
exemplos nesse sentido de carreira
solo, e acho muito difícil que
aconteça. Mas tenho certeza que
ele terá muitas possibilidades de
escolha para formar outra dupla."
Segundo Camero, cerca de 200
novas duplas sertanejas são lançadas por ano. "Mas só de dez em
dez anos uma nova consegue entrar para o primeiro time", disse.
O critério é atingir vendagem superior a 1 milhão de discos. "Isso
mostra como é uma loteria esse
segmento do mercado", afirmou.
Na verdade, três duplas entraram nessa categoria entre o final
da década de 80 e início dos anos
90: Chitãozinho e Xororó (PolyGram), Leandro e Leonardo (Continental e agora BMG) e Zezé di
Camargo e Luciano (Sony).
A maior vendagem da dupla
Leandro e Leonardo, no disco
"Volume 4" (que continha o hit
"Pense em Mim", lançado em
1990), chegou a 2,85 milhões de
cópias, marcando também o auge
do sertanejo no país, em plena Era
Collor.
O 12º disco da dupla (sem contar
os lançamentos em espanhol), já
gravado, deveria ser lançado no
próximo dia 15 de julho. Até a tarde de ontem, a BMG ainda não havia divulgado oficialmente se o álbum sairá. Uma das músicas,
"Um Sonhador", integra a trilha
sonora da novela "Era Uma
Vez", da Rede Globo.
Últimos a chegar ao topo no gênero, Zezé di Camargo e Luciano
venderam mais de 1,5 milhão de
cópias de seus quatro discos, lançados anualmente a partir de 1994.
Amigos
Os seis artistas juntos fizeram
shows especiais para a Rede Globo
e participaram da campanha publicitária da cerveja Bavária, da
Antarctica, como os "Amigos".
A empresa soltou uma nota oficial ontem lamentando a morte do
cantor e comunicando que toda a
"atividade publicitária que envolva o nome ou imagem de Leandro" será bloqueada.
"O Grupo Antarctica sente essa
perda como todos os brasileiros.
Independente da relação comercial que nos unia, a nossa ligação
era de amizade e parceria acima de
tudo. Somos todos solidários a
seus familiares, fãs e amigos", diz
a nota, assinada por Carlos Alberto Poletini, diretor de marketing
da empresa.
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