São Paulo, quarta, 24 de junho de 1998

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Mercado fonográfico vai enfrentar um "vácuo"

da Reportagem Local

Com a morte de Leandro, o mercado fonográfico vai enfrentar um "vácuo" no segmento de música sertaneja, e seu parceiro e irmão, Leonardo, terá dificuldades para seguir carreira solo. As afirmações são de Manolo Camero, presidente da ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Disco).
"Agora abre-se um vácuo que as gravadores terão de preencher, fazendo tentativas com várias outras duplas", afirmou.
Camero também lamentou a morte de Leonardo. "Ficamos penalizados. Há, em primeiro lugar, uma comoção pela perda de um artista de enorme importância para a música brasileira", disse.
Sobre Leonardo, ele disse que a possibilidade mais provável, em termos de mercado, é que ele integre uma nova dupla. "Não temos exemplos nesse sentido de carreira solo, e acho muito difícil que aconteça. Mas tenho certeza que ele terá muitas possibilidades de escolha para formar outra dupla."
Segundo Camero, cerca de 200 novas duplas sertanejas são lançadas por ano. "Mas só de dez em dez anos uma nova consegue entrar para o primeiro time", disse. O critério é atingir vendagem superior a 1 milhão de discos. "Isso mostra como é uma loteria esse segmento do mercado", afirmou.
Na verdade, três duplas entraram nessa categoria entre o final da década de 80 e início dos anos 90: Chitãozinho e Xororó (PolyGram), Leandro e Leonardo (Continental e agora BMG) e Zezé di Camargo e Luciano (Sony).
A maior vendagem da dupla Leandro e Leonardo, no disco "Volume 4" (que continha o hit "Pense em Mim", lançado em 1990), chegou a 2,85 milhões de cópias, marcando também o auge do sertanejo no país, em plena Era Collor.
O 12º disco da dupla (sem contar os lançamentos em espanhol), já gravado, deveria ser lançado no próximo dia 15 de julho. Até a tarde de ontem, a BMG ainda não havia divulgado oficialmente se o álbum sairá. Uma das músicas, "Um Sonhador", integra a trilha sonora da novela "Era Uma Vez", da Rede Globo.
Últimos a chegar ao topo no gênero, Zezé di Camargo e Luciano venderam mais de 1,5 milhão de cópias de seus quatro discos, lançados anualmente a partir de 1994.

Amigos
Os seis artistas juntos fizeram shows especiais para a Rede Globo e participaram da campanha publicitária da cerveja Bavária, da Antarctica, como os "Amigos".
A empresa soltou uma nota oficial ontem lamentando a morte do cantor e comunicando que toda a "atividade publicitária que envolva o nome ou imagem de Leandro" será bloqueada.
"O Grupo Antarctica sente essa perda como todos os brasileiros. Independente da relação comercial que nos unia, a nossa ligação era de amizade e parceria acima de tudo. Somos todos solidários a seus familiares, fãs e amigos", diz a nota, assinada por Carlos Alberto Poletini, diretor de marketing da empresa.



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