São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia da produção britânica tem videoclipes

DA REDAÇÃO

Uma das mais prolíficas e criativas cenas do mundo da animação, a Grã-Bretanha recebe hoje homenagem especial do 10º Anima Mundi: a mostra "Animation UK -°Dia de Animação Britânica", que ocorre a partir das 14h30 no auditório do Centro Cultural Brasileiro Britânico (veja endereço ao lado).
No cardápio, uma seleção dos melhores videoclipes animados produzidos recentemente naquele país, ilustrando o trabalho de bandas do quilate de Radiohead ("Pyramid Song"), Coldplay ("Don't Panic" e "Trouble"), Moby ("Why Does My Heart Feel So Bad") e -quem não se lembra?- Gorillaz ("Clint Eastwood"), primeira banda 100% virtual de que se tem notícia.
Tão variada quanto a gama de músicos que resolve pronunciar sua preferência pelos videoclipes animados é a estética dessas produções. Enquanto os já citados vão por um caminho mais, digamos, pop, abusando das colagens e dos cartuns coloridos, outros buscam um clima mais retrô, caso dos belíssimos vídeos do Unkle ("An Eye for an Eye"), do Lambchop ("Is a Woman") e de Linda McCartney ("Seaside Woman").
A chamada "stop motion", ou animação de bonecos, é também a base para o engraçadinho "Mambo nº 5" (de Bob the Builder, não de Lou Bega) e para o depressivo, porém hipnotizante, "Dying Slowly", dos Tindersticks.
Completam a mostra as animações para Stereo MC's ("We Belong in This World Together"), Add n to (X) ("Metal Fingers in My Body"), King Biscuit ("Time I Walk the Earth") e Orbital ("Oi!"). Em seis palavras: vá correndo que é só hoje!
(DA)



Texto Anterior: Fantasias animadas
Próximo Texto: Crítica: "Spirited Away" não perde substância humana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.