São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

TV Aberta

A Ilha da Garganta Cortada    Record, 14h15. (Cutthroat Island). França/EUA, 1995, 123 min. Direção: Renny Harlin. Com Geena Davis, Matthew Modine, Frank Langella. Geena herda do pai, pirata, um mapa do tesouro. Para encontrá-lo, conta com a ajuda de um prisioneiro instruído, capaz de decifrá-lo. Contra ela, tem um perigoso pirata, inimigo do pai. Tentativa de ressuscitar o capa-e-espada, na qual a única audácia digna de nota é a agradável presença de Geena Davis como pirata.

A Máscara do Zorro    Globo, 15h25. (The Mask of Zorro). EUA, 1998, 136 min. Direção: Martin Campbell. Com Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones. Após fugir da prisão, um já envelhecido d. Diego prepara um sucessor, na pessoa de Antonio Banderas, mantendo assim viva a dinastia Zorro e, portanto, a luta dos mexicanos contra os espanhóis tirânicos. O filme sofre de excesso de ação, excesso de firulas e excesso de Banderas.

Os Bad Boys 2   Globo, 21h55. (Bad Boys 2). EUA, 2003, 140 min. Direção: Michael Bay. Com Will Smith, Martin Lawrence, Gabrielle Union. Dois policiais tentam capturar bandido que prepara o terreno para se tornar o chefão do tráfico em Miami. Talvez com vistas a compensar a fragilidade da trama, Bay investe numa violência não só desnecessária e anti-estética, como tola. Um filme a esquecer, em suma. Inédito.

Mais Forte que o Ódio    SBT, 2h. (The Presidio). EUA, 1988, 98 min. Direção: Peter Hyams. Com Sean Connery, Meg Ryan, Mark Harmon. Velho tenente e jovem inspetor de polícia, têm inúmeras diferenças pessoais. Para completar, o rapaz está apaixonado pela filha do colega mais velho. Mas os dois se unem para investigar crime ocorrido em presídio.

Intercine Globo, 2h40. "Minha Vida em Tuas Mãos" (2000, de José Antonio Garcia, com Maria Zilda Bethlem, Caco Ciocler) e "Tati, a Garota" (1973, de Bruno Barreto, com Dina Sfat, Daniela Vasconcelos) são os filmes nacionais propostos para abrir a semana. Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (de segunda a sexta).

Reencontro Mortal   SBT, 3h45. (With a Vengeance). EUA, 1992. Direção: Michael Schwitzer. Com Melissa Gilbert, Jack Scalia. Jovem perde a memória após ver a mãe ser morta. O assassino segue matando gente. Mas a moça achará um jeito de recuperar a memória e identificá-lo. Feito para TV. Só para São Paulo.

Testemunha do Silêncio   Globo, 4h20. (Silent Fall). EUA,1994, 100 min. Direção: Bruce Beresford. Com Richard Dreyfuss, Linda Hamilton, Liv Tyler, Ben Faulkner. Dreyfuss é o psicólogo que usa sua ciência na tentativa de entrar em contato com um autista (Faulkner), única testemunha de um duplo assassinato. Um filme com boa produção, um belo elenco, até um diretor forte, mas que não funcionou.

Crítica

TV Paga

Tensões sociais ditam o tom de filmes do TCM

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Os problemas sociais estão na pauta do Turner Classic Movies nesta segunda-feira, quando o canal de Ted Turner focado em filmes clássicos exibe "Sementes da Violência" (20h15) e, em seguida, "O Sol É para Todos" (22h).
O primeiro é de 1955 e deve-se a Richard Brooks. O segundo, de 1962, a Robert Muligan. São dois momentos de brilho do liberalismo cinematográfico. No primeiro caso, observa-se a violência em uma escola e o trabalho de um mestre capaz de compreender seus alunos (Glenn Ford).
No segundo, um negro é injustamente acusado de um crime, e só o reto advogado Gregory Peck se dispõe a defendê-lo. Como se vê, nesse tempo, mesmo num cinema liberal, só brancos podiam dar as cartas.
Tratava-se de um cinema que tinha por objetivo central, no fim das contas, convencer os próprios brancos de que o acúmulo de problemas sociais -no primeiro caso- e de privilégios raciais -no segundo- pode determinar cisões mais profundas.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro: Falha do Ibope prejudica 37 canais pagos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.