São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Eduardo Knapp/Folha Imagem
EM CASA
Depois de ver a primeira tiragem de seu CD de estréia, "Todo Dia", se esgotar em apenas quatro meses, o músico Thiago Antunes, 31, decidiu se mudar para a casa da namorada, a atriz Regiane Alves, no Rio, onde já tem shows agendados; na próxima quarta, toca ao lado do cantor Leoni, na livraria Letras e Expressões, em Ipanema

Pijama
O governo pode criar uma pensão para ex-presidentes. A idéia está em discussão no Palácio do Planalto e pode ser enviada ao Congresso junto com as propostas de reforma política. Para evitar críticas à idéia, a pensão seria concedida apenas ao sucessor de Lula.

DE VOLTA
Os ex-presidentes hoje têm direito a carro e seis assessores. "A pensão daria dignidade para pessoas que abandonaram suas vidas profissionais para servir ao país", diz um dos ministro de Lula. No caso de um ex-presidente voltar à política -como fizeram, por exemplo, Fernando Collor e José Sarney, hoje senadores -, a pensão seria suspensa.

PACOTE
Outras idéias que devem ser apresentadas pelo governo ao Congresso, na reforma política: exigência de que um partido tenha pelo menos oito parlamentares para existir, e não mais um percentual de votos distribuídos por todo o país; fim dos suplentes de senadores; e flexibilização da fidelidade partidária, possibilitando que um parlamentar mude de partido um ano antes das eleições.

GATO ESCALDADO
Já o financiamento público de campanha, defendido por Lula, subiu no telhado junto com as listas partidárias -em que o eleitor votaria na lista, e não mais nos candidatos individualmente. O governo está concluindo que tais propostas não passam no Congresso.

FERRADURA
O ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, está preparando operação midiática contra desmatadores da Amazônia, na próxima semana, que pode contar até com a participação do Exército.

CRAVO
Por outro lado, Minc vai baixar portaria diminuindo "para 5%" as exigências burocráticas para que pesquisadores "de instituições públicas de notória excelência", como USP, Unicamp e universidades federais, tenham acesso à biodiversidade dos parques nacionais. "Biopirata é biopirata; cientista é cientista", diz Minc. As universidades seriam co-responsáveis pelo que seus cientistas fizerem nos parques. "Voltaremos a ser eco-aliados", diz ele.

POR PERTO
O banqueiro Daniel Dantas sempre acompanhou de perto a investigação feita na Itália que aponta pagamento de 25 milhões supostamente feito por Naji Nahas a autoridades brasileiras. Tentou descobrir com o próprio Nahas para quem ele teria pago propina -como mostram os grampos da Operação Satiagraha.

 

"As outras coisas que eu falei com ele [Nahas], muito, foi tentar descobrir com ele quem eram as autoridades brasileiras que tinham recebido 25 milhões (...) e ele diz que não foi por intermédio dele... tá...", diz Dantas a um interlocutor. Nahas, afirma ainda Dantas, respondeu que "esse assunto aconteceu em paralelo a ele [Nahas], foi o que ele... sei lá se é verdade ou não, mas é o que ele diz."

VITAMINA
Ao ter acesso ao relatório dos grampos da Operação Satiagraha, ainda na prisão, o ex-prefeito Celso Pitta ficou decepcionado com seus amigos do escritório de Naji Nahas, que também estavam detidos, por causa do apelido que inventaram para ele. "Pô, vocês me chamavam de "jabuticaba'!", disse. "Pitta, nós estamos presos e você está preocupado com frutas", respondeu um dos funcionários de Nahas, mudando logo de assunto.

CHÁ
Pelo menos um benefício as operações da Polícia Federal trouxeram a políticos e empresários, de acordo com piada que circula em Brasília. Quando o marido passar a noite fora com o celular desligado, já tem a desculpa: "Recebi a informação de que a PF vinha em casa me prender e tive que sumir".

CIRCUITO
Marco Aurélio Garcia, assessor internacional de Lula, começa hoje périplo pela América do Sul. Visita Quito (Equador) e Bogotá (Colômbia) para encontros políticos; discute a cooperação da CEF (Caixa Econômica Federal) para projetos habitacionais do governo Hugo Chávez em Caracas (Venezuela); e encontra dirigentes do governo paraguaio em Assunção (Paraguai) para falar sobre Itaipu. Termina a viagem em Buenos Aires, no dia 4 de agosto, para acompanhar visita oficial de Lula à Argentina.

MALHAÇÃO
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o secretário de Esportes, Walter Feldman, cancelaram a Virada Esportiva, marcada para o fim de setembro. O evento, que prevê a prática de esportes em quase 500 locais da cidade, durante 24 horas seguidas, foi transferido para 15 de novembro -depois do segundo turno das eleições.

DESEMBARQUE
Depois de desfilar no porta-jóias das cantoras Rihanna e Jennifer Lopez, a joalheria italiana Pianegonda prepara-se para abrir sua primeira loja no Brasil, em setembro. O ponto escolhido fica na esquina da alameda Lorena com a rua Bela Cintra, onde antes estava a joalheira Carla Amorim. A grife pretende abrir outras cinco lojas pelo Brasil nos próximos quatro anos.

GUERRILHA
Os moradores da Vila Nova Conceição estão sendo orientados a deixar seus carros na rua às 8h e recolhê-los por volta das 11h30. A idéia é espantar veículos que não são do bairro e estacionam por lá, "principalmente por conta do campus da FMU e de uma grande imobiliária na avenida República do Líbano que tomam nossas vagas", afirma Abrahão Badra, presidente da Associação.

CURTO-CIRCUITO
O FÓRUM TEATRO VOCACIONAL recebe hoje a pesquisadora Ana Mae Barbosa para debate na Galeria Olido.
A EXPOSIÇÃO "Fotografia de Cena de Filme "Gaijin - Ama-me Como Sou'", do fotógrafo Marcus Kiyohide Iizuka, fica até o dia 31, no Blue Tree Towers Paulista. A entrada é grátis.
O EMPRESÁRIO Pedro Sedó, dono da Vallvé, convida amigos para festejar aniversário, hoje, em sua loja nos Jardins.
OS CARTUNISTAS André Dahmer e Allan Sieber autografam hoje as obras "Malvados", "Assim Rasteja a Humanidade" e "Mais Preto no Branco", na Livraria HQMIX, às 19h30.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Zona franca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.