São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Rafael Andrade/Folha Imagem
PINTURA ÍNTIMA O ensaísta, poeta e letrista Francisco Bosco, filho de João Bosco, é doutorando em teoria literária, estuda lingüística e também sexualidade; os temas estão no livro "Banalogias", com 26 ensaios, que ele lança hoje, na Casa do Saber, em SP

Sacode a poeira
Delúbio Soares está procurando um partido político para se filiar em Goiás. O ex-tesoureiro do PT, que está entre os acusados de formação de quadrilha e pode virar réu esta semana, caso o STF (Supremo Tribunal Federal) aceite a denúncia, pretende se candidatar a deputado federal em 2010.

POEIRA 2 Delúbio fez a revelação a uma das principais lideranças do PT em SP. Expulso do partido, ele pretende entrar numa legenda que apóie o governo Lula -o ex-tesoureiro continua fã do presidente. Celebridade em Goiás, Delúbio tem participado de inauguração de frigoríficos, fábricas e eventos políticos. De acordo com a liderança petista com quem ele se aconselhou, o ex-tesoureiro, graças à fama, sequer precisará de muito dinheiro para a campanha.

POEIRA 3
Caso o STF aceite a denúncia contra Delúbio e os outros 39 acusados do mensalão, os planos dele continuarão exatamente os mesmos. É que o ex-tesoureiro petista não teve os direitos políticos cassados. E o processo no Supremo, calculam advogados, deve se estender por pelo menos cinco anos.

MULTA
O Procon-SP multou a TAM em R$ 1,3 milhão por ter praticado overbooking no final do ano passado. A empresa endossou 3.952 mil bilhetes entre 18 de dezembro de 2006 e 18 de janeiro de 2007, o que, segundo o órgão, estaria acima da capacidade de reservas. A TAM diz que não existe limite para o endosso de passagens e vai recorrer da autuação.

MAIS MULTA
E a Prefeitura de SP multou o Carrefour em R$ 40 mil, por irregularidades na loja do Jabaquara, inaugurada este mês. A empresa deveria ter instalado um semáforo em frente ao supermercado, na av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, e promovido melhorias na sinalização de trânsito. A Prefeitura ameaça fechar a loja em um mês. O Carrefour diz que concluirá as obras no prazo.

CASA
Caio Blat está procurando um barraco para alugar no Capão Redondo, periferia de São Paulo. O ator, que em setembro começa a filmar na região o próximo longa de Jefferson De, quer ter um lugar para ficar quando as cenas forem feitas de madrugada. Após as filmagens, ele voltará ao Rio.

FORA DO AR
A TV Globo conseguiu liminar para tirar do ar o site Globo Aula, que oferecia cursos à distância, inclusive de telejornalismo. A juíza Maria Isabel Gonçalves, da 6 Vara Empresarial do Rio, considerou que a página imitava marcas da emissora e buscava "uma intencional associação com a marca Globo". O criador do site, Fábio Figueirôa, vai recorrer da decisão. "Se o nome Globo é deles, vamos tirar essa palavra dos dicionários e dos livros de geografia", reclama. Figueirôa quer que o caso seja julgado em Aracaju, onde mora, e diz que vai processar a Globo por danos morais e materiais.

MEMÓRIA
A flautista Eleanore Pameijer e o pianista Marcel Worms, da Holanda, vão se apresentar em São Paulo, em setembro. Além de dois concertos, na capital e em Santos, farão uma audição especial para 70 pessoas a convite do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, no dia 5. No evento, "Sons Calados pelo Holocausto", vão apresentar apenas músicas criadas por compositores mortos nos campos de concentração.

ELITE PIRATA
O diretor José Padilha vai adiantar de dezembro para outubro o lançamento do longa "Tropa de Elite". Quer evitar que o público recorra aos DVD's piratas, nas bancas do Rio desde o terceiro corte do filme, que teve cópia roubada na edição. O longa chegará às telas no dia 12 de outubro.

CURTO-CIRCUITO

ANA MARIA BRAGA E MARCELO FRISONI organizam jantar em casa para Gilberto Kassab e Andrea Matarazzo, hoje à noite.
O PUBLICITÁRIO EDUARDO FISCHER faz palestra hoje, no Encontro Nacional dos Anunciantes (ENA), em Campinas.
A EXPOSIÇÃO "BRASÍLIA TEIMOSA", de fotografias feitas por Bárbara Wagner, será aberta ao público a partir de hoje, na Caixa Cultural (praça da Sé, 111), com entrada franca.
A MARCHAND MARTA VELOSO DE SOUZA, da Casa das Artes, em Higienópolis, integra o Salão de Arte, no clube A Hebraica.
A LATITUDES & LONGITUDES organiza o workshop "Caráter e Destino no Mundo Grego", com Cristina Rodrigues Franciscato, hoje, amanhã e nos dias 14 e 15 de setembro.


com GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO e DIÓGENES CAMPANHA

Texto Anterior: Crítica: Salles usa mordomo como espelho e faz um ótimo filme sobre si mesmo
Próximo Texto: Thiago Ney: SP contra as raves (e skates)
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.