São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música - Crítica

Com ousadia, Vanguart vai da folk music à psicodelia

Quinteto de Cuiabá lança disco que traz lembranças de Dylan, Beatles e Wilco

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Há décadas, bandas e cantores pop trabalham e retrabalham os fundamentos da folk music. Assim, não dá para esperar nenhuma grande novidade formal num disco de folk rock lançado hoje, caso do álbum de estréia do Vanguart. Mas há algo nessa banda de Cuiabá que a coloca em um lugar único -e bem interessante.
Bob Dylan é a grande referência em folk rock e salta como a principal influência nesse primeiro disco do Vanguart (que vem encartado na revista "Outracoisa"), quinteto nascido há cerca de três anos.
"Concordo com a comparação", diz o vocalista do grupo, Hélio Flanders, 22. "Ouvia muito Dylan, Donovan, Neil Young. Hoje, incluiria também música brasileira." O Vanguart começou a partir de um projeto de Flanders. Antes de formar a banda, ele gravou sozinho dois discos independentes de canções folk. Na época, cursava letras na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e dava aulas de inglês.
Depois, chamou amigos que compartilhavam a paixão por Dylan, e dali nasceu a banda. O vocalista diz que se interessou por folk pelas "letras mais longas, pela própria sonoridade do folk". "Desde criança, amava essa música. Mesmo nos Beatles, as que mais gosto deles são as que têm influência folk."
Mas seria injusto reduzir o Vanguart a uma banda de folk music. Ao violão e às guitarras tradicionalistas, adicionam melodias pop, timbres psicodélicos, jogos de vocais -detalhes que fazem toda a diferença. Há quase dois anos, a banda vem se apresentando em festivais independentes pelo país.
Desde março, está baseada em São Paulo. "Cuiabá tem uma cena legal, mas é muito longe, ficava difícil viajar para fazer shows."
Shows concorridos e o boca-a-boca dos fãs levaram o Vanguart ao Tim Festival, que ocorre no final de outubro -a banda está escalada para tocar no palco que será dedicado ao "novo rock brasileiro". "Já passamos por algumas provações", brinca Flanders. "Mas essa será especial."
Ao lado de Bob Dylan, em disco o Vanguart traz à lembrança momentos da fase psicodélica dos Beatles, da fase indie do Radiohead e de bandas como Wilco, que colocam country dentro do indie rock. O álbum traz canções em inglês (como a blueseira "Just to See Your Blue Eyes See" e a psicodélica "The Last Time I Saw You"), português ("Cachaça" tem letra e melodia acima da média) e uma em espanhol. A folk music está muito bem representada no Brasil.


VANGUART
Artista:
Vanguart
Lançamento: Cubo Discos/Outracoisa
Quanto: R$ 16,90 (revista + CD)
Avaliação: ótimo


Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: Banda está em homenagem a Raul Seixas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.