São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela mistura "Mulherzinhas" e surfistinhas

AUDREY FURLANETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ela tem "espírito de grã-fina, gosta do bom e do melhor", é "preguiçosa desde pequena" e "sempre quis pertencer ao mundo dos ricos": é o que diz o perfil de Dora, personagem de Cláudia Abreu na novela "Três Irmãs", de Antonio Calmon.
"Ela é fútil, mas não só. Acho divertido [o papel]. O bacana é ser eclético. Se fizesse só personagens densas, cansaria", diz a atriz, que divide o lugar de protagonista com Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann, as outras duas irmãs da família Jequitibá -o lado do "bem" da trama, oposto ao de Violeta, a vilã vivida por Vera Holtz.
A novela, afirma o autor, investe no tema do surfe porque o esporte "voltou a ser notícia de um ano para cá" -ou ainda, diz ele, "porque posso ser o pior dramaturgo do país, mas sou o que mais abordei o tema", como em "Armação Ilimitada" ou em "Top Model". "Não estou chovendo no molhado."
"Muito livremente inspirada" no clássico da literatura dos EUA "Mulherzinhas" (1868), de Louisa May Alcott, "Três Irmãs" usará uma família de mulheres e surfistas em uma praia paradisíaca para "atingir donas-de-casa e a garotada". "A gente atira para todos os lados e depois vê quem caiu no gosto do telespectador", diz Calmon.
Para o diretor Dennis Carvalho, o horário das 19h é "o mais difícil e competitivo". "Mas a novela tem história e elenco", avalia, para alcançar o objetivo do autor. Já Calmon, que se intitula "autor pop" de novelas, afirma que quer "divertir o telespectador". "Não acho que isso seja alienar o público. Acho que é dar alívio às pessoas."
Por "não alienar", ele pressupõe discutir temas como gravidez na adolescência e câncer de mama. E também revela as pretensões artísticas para a obra: "Estou mais preocupado em tentar um tom do cinema italiano pós-neo-realismo, de certo romantismo do cotidiano".


Colaborou SILVANA ARANTES, da Reportagem Local


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Livro reúne 25 horas de entrevistas com Cobain
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.