São Paulo, Terça-feira, 24 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THE FLAMING LIPS

LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto da Ilustrada

Se o rock americano de vanguarda depois do fator Nirvana ainda reverbera com alguma decência, isso se deve a sujeitos bacanas como os líderes das bandas contempladas nesta página: Stephen Malkmus (Pavement), Robert Pollard (Guided by Voices), Mac McCaughan (Superchunk) e nosso amigo esquisito Wayne Coyne (Flaming Lips).
Faltou mencionar na lista caras como Jonathan Donahue (Mercury Rev) e Lou Barlow (Sebadoh), mas essas bandas não aparecem na página, afinal.
Coyne e seus Lábios Flamejantes de Oklahoma estão na praça com novo e inspirado álbum "The Soft Bulletin", emocionante registro que é o ponto alto das experimentações sonoras pelo campo da esquisitice, caminho que a banda tem trilhado ao longo de 15 anos de estrada.
Flaming Lips é mais conhecido pelo hino alternativo barulhento "She Don't Use Jelly", de 1994/95, uma linda história de uma garota que no café da manhã costumava passar vaselina na torrada, em vez de geléia.
Wayne Coyne, em vez da guitarra barulhenta, agora usa pianinhos, coros fantasmagóricos, metais, efeitos sonoros, para embalar letras mais "sérias". E ainda assim o Flaming Lips continua ultrapop.
É de gelar a espinha de emoção, por exemplo, ouvir a voz demente de Coyne na climática "The Spiderbite Song", a quarta faixa deste "The Soft Bulletin".
O mesmo cara que cantou a encanação da menina com a vaselina agora mudou o discurso: "O amor é a maior coisa que o coração pode experimentar, mas o buraco que fica em sua ausência é de arrasar. Estou feliz que isso não destruiu você, porque, se tivesse, teria me destruído também".
Gênio.

Avaliação:     


Disco: The Soft Bulletin Banda: Flaming Lips Lançamento: Warner, importado Onde encontrar/encomendar: Indie (tel. 0/xx/11/816-1220), London Calling (tel. 0/xx/11/223-5300), Velvet (tel. 0/ xx/11/221-8947)


Texto Anterior: Disco/Lançamentos - Quatro estrelas: Pavement
Próximo Texto: Superchunk
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.