São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÉRIE

Maturidade guia "Cidade dos Homens"

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Acerola, personagem de Douglas Silva, o talentoso menino que sonha em ser engenheiro, e Laranjinha, o garoto namorador, interpretado por Darlan Cunha, se tornaram adolescentes.
Começa hoje a terceira temporada de "Cidade dos Homens", composta de cinco episódios, com direção geral de Paulo Morelli, sobre as desventuras amorosas, sexuais e reprodutivas dos jovens heróis.
Hoje, "A Estréia" retoma o tema de "Sábado", da temporada passada, mas desta vez os meninos vão mais fundo na paquera, com direito ao primeiro amor.
Este ano há continuidade entre um episódio e outro. Na próxima sexta-feira, "Foi sem Querer" vai surpreender ao intervir no drama das meninas pobres de hoje. Acerola e Laranjinha enfrentam situações provocativas envolvendo gravidez e aborto.
No quarto episódio, a dupla de amigos do morro carioca vem a São Paulo conhecer a cena hip hop, circula na periferia, nos calçadões e nas galerias do centrão. Testam nas sisudas terras paulistanas o que vem ganhando a marca de um "método" próprio de criação, que inclui a improvisação de falas.
"Cidade dos Homens", rodado com uma câmera só, em 16mm, admite a produção independente, incorpora cenários e referências culturais do morro, até recentemente ignoradas pela ficção televisiva. Trabalha com atores locais que foram se formando ao longo dessa experiência, que se iniciou com o piloto "Palace 2", exibido em dezembro de 2000.
O episódio de hoje talvez seja mais verbal que de hábito, mas retoma com eficiência o universo dos capítulos anteriores. O uso de flashbacks vai alinhavando a história, preparando o caminho para o longa, que pretende, ao final da próxima temporada, encerrar um projeto que inova em forma, conteúdo e estrutura de produção.


CIDADE DOS HOMENS. Quando: hoje, às 23h20, na Globo

Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP



Texto Anterior: "A Grand Don't Come for Free": Poeta juvenil, Mike Skinner conta histórias de adolescentes comuns
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Memória antiga de uma briga ideológica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.