São Paulo, quarta, 24 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espetáculo deu origem a filme

da Reportagem Local

O poeta e letrista Vinicius de Moraes tinha grande proximidade com o cinema. Em 1942 -ano em que teve a idéia de escrever "Orfeu da Conceição"- ele atuava como jornalista de "A Manhã", como crítico cinematográfico e colaborador do suplemento literário.
Quando escreveu "Orfeu da Conceição", Vinicius já pensava em transformá-lo em filme. Em 1956, lançou uma edição de "Orfeu da Conceição" ilustrada por Carlos Scliar (que ilustra o programa da montagem atual da peça).
Em 1959, "Orfeu da Conceição" transformou-se no filme "Orfeu do Carnaval", produção franco-brasileira de Marcel Camus, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes e Oscar de melhor filme estrangeiro.
Remake
Agora a peça se transformará em novo filme, desta vez dirigido por Cacá Diegues.
Na trama de Vinicius utilizada por Camus, Orfeu é um motorista de bonde carioca que conhece a garota Eurídice, uma bela moça perseguida pela morte.
Na adaptação do diretor brasileiro, "a temática volta a ser uma paixão prejudicada pelo apartheid social, em que samba e funk se misturam, em que um homem é tão alucinado por uma mulher que vai ao inferno buscá-la", segundo Diegues.
O carnavalesco Joãozinho Trinta, que fará o desfile da Viradouro também baseado na peça de Vinicius, trabalhará com Diegues na produção das cenas carnavalescas do filme. As filmagens devem se iniciar no Carnaval de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.