São Paulo, quinta, 24 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor quer "globalizar"

da Agência Folha, em Recife

Fred Navarro teve a idéia de fazer um dicionário de "nordestês" por conta de sua experiência pessoal. Pernambucano de Recife, mora em São Paulo há 13 anos e presta serviços para editoras paulistas.
Ele conta que, desde que vive fora de Pernambuco, "perdeu a conta" do número de expressões que utilizava e que as pessoas não conheciam.
No ano passado, assistiu, acompanhado de um casal carioca, ao filme "Baile Perfumado", dos pernambucanos Paulo Caldas e Lírio Ferreira, sobre o cangaço.
"O casal gostou do filme, mas não entendeu metade dos termos empregados pelos atores", diz Navarro.
"O dicionário é uma forma de integrar o universo vocabular da região ao resto do país."
Leia a seguir trechos da entrevista que o autor concedeu à Agência Folha. (VS)

Agência Folha - O que o senhor pretende com "Assim Falava Lampião?"
Fred Navarro -
Levar a cultura do Nordeste para fora dos limites da região, facilitando a sua compreensão. A mesma globalização que nos traz muita coisa de fora, como filmes iranianos e de Woody Allen, não pode também expandir o bumba-meu-boi?
Agência Folha - O livro, então, não reforça as diferenças regionais?
Navarro -
Pelo contrário, integra. Eu gostaria que minha obra incentivasse outros autores a escrever glossários de regiões que possuem um linguajar riquíssimo, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Agência Folha - O senhor quis fazer um trabalho científico ou literário?
Navarro -
Nenhum dos dois. É um trabalho jornalístico. Quis fazer um registro daquilo que, em sua maior parte, existe apenas na linguagem oral.
Agência Folha - Numa análise geral, o que mostra a relação feita pelo senhor?
Navarro -
A resistência cultural de um povo que, apesar da influência e modernização dos meios de comunicação, mantém nomes e expressões típicos da região.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.