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São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

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ERIKA PALOMINO

AH, EU JÁ SABIA: O BRASIL INSPIRA O MUNDO

O Brasil inspira o mundo. Esse sentimento, que tem feito a moda voltar seus olhos para cá, chega agora ao design, consagrando-se com o recém-lançado livro "Brasil Inspired", pela editora alemã Die Gestalten Verlag. A publicação é tão nova que muitos participantes ainda não o viram. Trata-se de uma compilação bacana, com uma fresquíssima geração do design gráfico, inspirada pela cultura brasileira. A idéia é brincar com clichês e imagens sobre o país, e por isso não faltam pelés, mulatas, naturezas e mapas. O que o livro faz de melhor, entretanto, é revelar um grupo de profissionais made in Brazil, conhecidos apenas no meio e que fazem parte de um mercado global. "As fronteiras ficaram menores, e as pessoas nos conhecem por internet. Já não importa mais se você está no Brasil ou na China", diz Mateus de Paula, presente na obra, sócio da badalada produtora Lobo. Eles são cada vez mais assediados por clientes internacionais, como o filme que fizeram para a rádio holandesa 3FM, com "Seven Nation Army" do White Stripes de fundo, filmado e produzido no Brasil. A previsão é que "Brasil Inspired" chegue por aqui daqui a quatro meses. Quem for para as livrarias internacionais nos próximos dias também pode comprar a nova edição da revista "Frame", com capa e mais seis páginas do trabalho do carioca Muti Randolph, com seu projeto para o clube paulistano D-Edge.

NOVOS NOMES RENOVAM DESIGN
O ponto de partida de "Brasil Inspired" foi o trabalho de Nando Costa, que faz parte dos núcleos Nakd (www.nakd.tv) e hungryfordesign.com, seu estúdio de design. Fã de Bill Viola, que o fez largar tudo e ir estudar nos Estados Unidos, Nando mora no Rio com sua mulher, a ilustradora sueca Linn Rehman Costa, que criou a imagem desta página. Clarissa Tossin, 30, é outro dos destaques do "Brasil Inspired". Ela mantém um projeto independente, o A" (fala-se A linha). Ela também participou de projetos fora do Brasil e em exposições de design no Canadá, Japão e Áustria. "Não vejo mais esse tipo de disciplina como uma encomenda comercial. O design tem estética, conversa com arte, moda e música", diz a talentosa designer, que realizou os sites do hotel Fasano e do cantor Otto, os projetos gráficos dos CDs da São Paulo Fashion Week e a compilação do "Amp", da MTV. Outras meninas que se destacam são Pipa e Carolina Abeorrage, que criaram há apenas seis meses o estúdio EP (www.epwww.com). "Trabalhamos mais fora do Brasil do que aqui. O mercado aqui é mais fechado e a publicidade ainda muito careta. Queremos fazer algo mais moderno", diz Carol. O EP tem trabalhos na Inglaterra, Holanda e EUA, onde elas acabam de ser convidadas para fazer o design da "Flavour Pill", uma newsletter, "tipo uma "Time Out", só que de internet", com circulação em Nova York, Los Angeles e San Francisco. Agora estão envolvidas no projeto do restaurante Shimo, novo japonês descolado que deverá abrir em frente ao Ritz do Itaim, com arquitetura de Marcelo Rosenbaum.


Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha

palomino@uol.com.br
www.erikapalomino.com.br

NOVA PRODUÇÃO ESTÁ NO RESFEST
O Resfest (www.resfest.com) é o mais importante festival internacional de cinema digital. Ele acontece anualmente e vai de Nova York a Tóquio. E vai rolar aqui em dezembro, no Sesc Vila Mariana, onde poderemos ver a única exibição no Brasil de "Interstella 5555", o famoso longa-animação do Daft Punk, mais raridades do diretor hype/skatista Spike Jonze ("Quero Ser John Malkovich") e retrospectiva de Michel Gondry (Madonna, Björk). A mostra se divide nas categorias Shorts (mostra de curtas), By Design (exibição de trabalhos de produtoras como a MK12), Off the Map (mostra realizada em parceria com a National Geographic), Videos that Rock (clipes como "Pin", do Yeah Yeah Yeahs) e Cinema Eletrônica (mostra de vídeos de música eletrônica como "Nature Is Ancient", da Björk, e o sensacional "House of Jealous Lovers", do The Rapture, com estética de fanzine punk).
O diferencial do Resfest Brasil fica por conta da mostra especial Des*, focada nessa nova produção brasileira. "Remodelamos o festival com o que seria melhor para o Brasil", explica Carlos Farinha, um dos curadores do Des*. "Eu deverei ir a São Paulo para a programação de palestras do evento", diz Nando Costa.
Como se vê, está tudo interligado. Tudo começou quando Mateus de Paula mandou seu material para o Resfest, que não só se interessou como perguntou se ele estaria interessado em levar o evento a São Paulo. Entraram na história Farinha e a amiga Clarice Reichestul (dos estúdios Mega). Confirmou.

Nesta sexta a estréia do live act solo do Mau Mau, no Lov.e, com participações de Laura Finocchiaro e o percussionista Beto Abud; a festa de electro, rock e 80's I Love Satã rola no Madame Satã (r. Conselheiro Ramalho, 873) com Fábio Spavieri, Magal e Lúcio Ribeiro; na sexta também começa o warm-up para a Parada AME São Paulo. A noite Soundwitch do Supper Club traz Paula, Mimi, Gil Barbara, Wagner J. e Wander A.. No sábado tem a festa Max, no Executive (r. 7 de Abril, 425), com Edu Corelli e o estilista Eduardo Inagaki no som; tem Hello no Pix, com Mau Mau e Juliani; a noite drum'n'bass 30 HZ, no Jive, faz festa pré-Parada com Nepal, Mari Rossi, Jr. Deep e Cleber Port. E domingo rola a Parada AME São Paulo, com concentração ao meio-dia em frente ao Monumento às Bandeiras. E prepare-se: dia 1º de novembro tem Laurent Garnier na Smartbiz Party, que rola no hotel Unique; Mau Mau e André Juliani também tocam. E logo depois no dia 5 tem o top Carl Cox, em festa para 450 pessoas no Manga Rosa. O DJ inglês também toca dia 8 no Espaço das Américas, na Barra Funda, com Mau Mau e Anderson Noise.

EDITORA NASCE COM LIVRO DE COSTANZA
E tem nome novo no front editorial brasileiro, é a Jaboticaba, de Alessandra Blocker, filha de Costanza Pascolato. E a própria Costanza responde pela estréia, com o título destinado a ser best-seller: "Como Ser uma Modelo de Sucesso", guia que explica tudo o que uma menina brasileira deve saber para tentar as passarelas, escrito com a jornalista Milly Lacombe. O livro traz depoimentos de profissionais da área, como J.R. Duran, Luiza Brunet, Chiara Gadaleta e Paulo Borges. O lançamento acontece na terça-feira em São Paulo, na Vila Penteado (um lugar novo na rua Maranhão), e na quarta no Rio, na H.Stern de Ipanema.


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