São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

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"Reality" vai ao paredão

Estudo norte-americano conclui que gênero de programa de TV vai entrar em decadência

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Boa notícia para os detratores dos "reality shows": eles estão, pela primeira vez desde que estouraram, em 2000, em decadência na TV americana, uma das que mais influenciam a brasileira.
Estudo da consultoria americana Magna Global, divulgado na semana passada, conclui que os "reality shows" estão passando por uma "bolha" nos EUA. E essa "bolha" deve estourar ainda na atual temporada da programação da TV americana, que começou em setembro e vai até meados do ano que vem.
A "bolha" é o seguinte: nesta temporada, o número de horas ocupadas pelos "realities" nas seis principais redes abertas dos EUA dobrou, de dez horas semanais na temporada 2003/04 para 20 horas na atual. Os "realities", que até então só tinham tirado espaço de filmes, "game shows" e programas jornalísticos, pela primeira vez ocuparam terreno do programa mais tradicional da TV americana, o seriado, que está para os EUA como a novela para o Brasil.
Os seriados, que na temporada passada ocuparam 73 horas semanais das TVs abertas, nesta estação caíram para 63 horas, segundo a Magna Global, empresa do grupo Interpublic, que controla ou é sócia de agências de publicidade do mundo inteiro, entre elas a gigante McCann-Erickson.
Analista de audiência e vice-presidente da Magna Global, Steve Sternberg disse à Folha que na "mid-season" (a meia temporada da TV dos EUA, em fevereiro) os "reality shows" já terão perdido, para os seriados, cinco das dez horas que conquistaram. E que, na temporada de 2005/06, já terão perdido todas as dez horas.
A razão, afirma ele, é simples. Apesar de em maior número, os "reality shows" não estão sendo tão felizes como antes no ranking de audiência da TV americana.
Dos 20 programas mais vistos na penúltima semana, segundo o Nielsen (o Ibope dos EUA), só três são "realities". O mais bem-colocado, "Survivor: Vanuatu", aparece em sexto lugar. "O Aprendiz 2", com Donald Trump, cuja primeira edição liderou a audiência no início do ano, amarga o 12º lugar. Por outro lado, novas séries, que estrearam em setembro, estão bombando. É o caso de "Desperate Housewives" (em terceiro lugar), "CSI: NY" e de "Lost".


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