São Paulo, sábado, 24 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
De 97 a 98, Rede Record mais que dobra sua média noturna
Audiência da TV aberta cresce apesar da concorrência da TV paga

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
Editor do TV Folha

Mesmo com o crescimento da TV paga, a audiência da TV aberta continua crescendo. Essa é uma das principais conclusões de "Mídia & Mercado", publicação da editora Meio & Mensagem que circula a partir de segunda-feira.
O trabalho se baseia em dados colhidos pelo Ibope em todo o país e mostra que, de maio de 97 a maio deste ano, a audiência média das emissoras Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Manchete, CNT e Cultura/TVE aumentou em cerca de dois pontos percentuais.
Em um universo de 11,2 milhões de lares com televisão, a média de audiência no horário noturno (das 18h à meia-noite) passou de 59,75 pontos para 61,94 pontos. Cada ponto equivale a cerca de 110 mil domicílios, ou aproximadamente 250 mil telespectadores.
Nessa faixa horária, a Rede Record foi a que mais cresceu. Sua audiência média mais que dobrou, passou de 3,04 pontos em maio de 97 para 6,48 pontos em maio de 98.
A Globo também cresceu, passando de 30,8 pontos para 33 de média à noite.
Todas as demais emissoras tiveram uma queda na faixa noturna. O SBT manteve a vice-liderança no horário, com 9,9 pontos de média.
Na faixa matutina (das 6h ao meio-dia), apesar das fórmulas desgastadas dos programas infantis e das revistas femininas que são exibidas no horário, a audiência também cresceu.
Em maio de 97, Globo, SBT e Record registravam médias de 7,88, 4,12 e 0,77 pontos, respectivamente. Em 98 as mesmas emissoras alcançaram médias de 7,93, 4,29 e 0,93 pontos, respectivamente.
Na média geral durante as 24 horas do dia, a somatória da audiência de todas as emissoras cresceu de 40,66 pontos para 41,66 pontos.
Uma das explicações possíveis para esse crescimento seria a crise econômica, que faz com que aumente a demanda por opções baratas de lazer -como a TV- e caia o número de espectadores potenciais que saem da frente da TV.
O ranking dos programas mais assistidos só tem atrações da Globo nas 20 primeiras colocações.
O líder é o "Jornal Nacional", com média de 42 pontos. Em seguida vêm a novela das oito (41 pontos), a novela das sete (39), a edição noturna do telejornal local (37), o "Globo Repórter" (35) e a novela das seis (34 pontos).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.