São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo tem mais de cem autuações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A TV Globo foi autuada 107 vezes nos últimos dois anos por desrespeito a normas de proteção a crianças e adolescentes, segundo informou o juiz Siro Darlan, da Vara da Infância e da Juventude do Rio, que esteve ontem em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Darlan citou entre as infrações cometidas pela TV Globo falta de alvará autorizando crianças e adolescentes a participar de programas, incompatibilidade com a classificação etária e descumprimento de decisão judicial.
"Desde 95, o Ministério Público requer que eu feche a TV Globo por reincidência. Não concordo com essa sanção. Ela fere o direito à informação", disse o juiz.
Darlan participou de uma audiência pública na comissão para discutir ética nos meios de comunicação devido à decisão da Vara da Infância e da Juventude do Rio de proibir a participação de menores no elenco da novela "Laços de Família", da Globo.
Segundo o presidente da comissão, deputado Marcos Rolim (PT-RS), a Globo foi convidada a participar da audiência, mas não mandou representante.
O ator Stephan Nercessian, presidente do sindicato dos atores, também participou da reunião. Ele criticou a proibição à participação de menores na novela.
Nercessian disse que cerca de cem crianças e adolescentes trabalham na TV Globo, "com contrato e plano de saúde". Ele citou profissionais que começaram a trabalhar ainda crianças, como Glória Pires.


Texto Anterior: Polêmica da novela "Laços" chega a FHC
Próximo Texto: Seis capítulos trarão menores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.