São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Breakdance nasceu no gueto nova-iorquino

DA REPORTAGEM LOCAL

A breakdance, ou breaking ou b-boying (como preferem os b-boys), é considerada um dos quatro elementos do movimento hip hop -os outros são o DJ, o MC e o grafite. O movimento cultural, criado por afro-descendentes norte-americanos, surgiu na década de 70, no Bronx, famoso bairro de Nova York.
Na época, o Bronx era uma área abandonada pelo poder público e tomada por gangues juvenis. Segundo o jornalista americano Jeff Chang, autor do livro "Can't Stop, Won't Stop - A History of the Hip Hop Generation", a violência chegou ao auge em 1971, ano em que as gangues se reuniram e formalizaram um tratado de paz.
O acordo abriu espaço para que os jovens passassem a se encontrar em festas, como as promovidas pelo DJ Kool Herc, o "pai" do hip hop, que tocava fazendo paradas nas músicas, os breaks, seguidos por grupos como o Rock Steady Crew. (AFS)


Texto Anterior: Francês traz fusão com a dança contemporânea
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.