São Paulo, segunda, 24 de novembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPETIÇÃO
Evento reúne 1.500 jurados para escolher a melhor erva e produtos derivados
Décima edição da Cannabis Cup será aberta hoje na cidade de Amsterdã

free-lance para a Folha

Enquanto no Brasil músicos são presos por cantarem a maconha, na Holanda ela começa a ser julgada, desfilada, debatida e enaltecida na 10ª Cannabis Cup, a copa da maconha, que começa hoje, e termina sexta-feira, em Amsterdã.
Mais de 1.500 jurados do mundo todo vão escolher a melhor maconha, utilizando critérios como aparência, cheiro, gosto e, o mais difícil, efeito.
Além disso, outras tecnicidades são levadas em conta como cor da fumaça, consistência do produto e velocidade de combustão.
Marcelo D2, vocalista do Planet Hemp, preso no início do mês, foi jurado em 95 e, em 96, se apresentou com a banda no evento.
Por US$ 200 qualquer pessoa pode integrar a banca julgadora, que deve seguir algumas orientações para melhor desempenho.
Fumar em jejum, assim como consumir tabaco e álcool são desaconselháveis. O consumo de drogas pesadas é vetado durante a competição.
A organização recomenda experimentar com intervalos frequentes, praticar exercícios físicos (talvez o item menos cumprido), beber muito líquido e se alimentar com comidas saudáveis.
Paralelamente à "degustação", ocorrem seminários e debates envolvendo questões médicas, econômicas, legais, religiosas e agronômicas sobre a maconha durante os cinco dias de competição, que tem seu quartel-general na Pax Party House.
Além da maconha em si (dividida em hidropônica, plantada em água, e biohemp, plantada na terra), são julgados produtos feitos com hemp (a fibra do cânhamo), vestuário hemp, haxixe (produzido na Holanda e em outros países) e coffee-shop, misto de bar e casa de espetáculos, onde é permitida a venda da droga -muitos com produção própria.
A maconha vencedora será divulgada na quinta-feira, dia 27, Dia de Ação de Graças nos EUA.
A Cannabis Cup é realizada anualmente, sempre em novembro e sempre em Amsterdã, pela revista norte-americana "High Times", publicação especializada na erva, fundada em 74 pelo ativista Tom Forçade.
Steven Hager, editor da revista, idealizou o campeonato em 87, nos moldes dos festivais de cultivo da maconha, que aconteciam nos anos 70 na Califórnia.
Em 88, a primeira edição contou com três juízes e quatro empresas de sementes concorrentes.
Inicialmente restrita a produtores de sementes da erva, a Cannabis Cup foi aberta ao público em 93, quando, além dos produtores, entraram na competição os coffee- shops. (MARCELO NEGROMONTE)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.