São Paulo, Sexta-feira, 24 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

Ricardo Siqueira lançou livro no Rio de Janeiro

Fotógrafo registra paisagens e belezas naturais raras do país

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Ricardo Siqueira, 39, é uma das poucas pessoas que consegue unir a profissão de geólogo à de fotógrafo, aventurando-se em temas quase sempre pouco inexplorados.
O resultado muito bom dessa junção de trabalhos pode ser conferido agora no novo livro "Monumentos Geológicos - Montanhas, Cavernas e Cachoeiras", lançado na semana passada, no Rio de Janeiro.
Nessa publicação como nas anteriores, "Fortes e Faróis" (1997) e "Rio de Janeiro - Ontem e Hoje" (1998), o autor traz imagens belíssimas da variedade de formações geológicas e desconhecidas de muitos brasileiros.
Para realizar a documentação, Siqueira desenvolveu uma verdadeira maratona pelos quatro cantos do país. Gastou 226 dias, percorrendo 16.430 quilômetros e voando 8.000 quilômetros.
Contratou 18 guias que o auxiliaram a subir 45 montanhas, atravessar 70 cachoeiras, explorar 53 cavernas e atingir 2.580 metros de altitude no Pico das Agulhas Negras, no Estado do Rio.
A somatória desse empreendimento são as imagens raras da formação de Nhamundá (AM), Lapa Nova do Maquiné (MG), Pedra Azul (ES) e Cachoeiras de Prudentópolis (PR), entre outras belezas naturais.
Algumas realmente impressionam pelo desenho, como o conjunto de monumentos petrificados, conhecido com Sete Cidades, a 180 quilômetros de Teresina (PI), que tem milhões de anos de existência.
São formações de arenito que têm certas semelhanças com monumentos ou caras famosas, como a cabeça do imperador d. Pedro 1º e um conjunto que lembra o Arco do Triunfo, em Paris.
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma das mais antigas do país, com 1,6 bilhão de anos, tornou-se famosa depois que um satélite da Nasa (agência espacial norte-americana), na década de 80, reconheceu o local como um dos pontos de maior luminosidade da Terra.
É provável que o fenômeno esteja ligado à existência da enorme quantidade de cristais de quartzo, que reflete a luz do sol.
"A fotografia da natureza é bastante diferente quando comparada à fotografia de pessoas e objetos. Para registrá-la, é necessário se mover, andar quilômetros e ainda voltar no dia seguinte e ter de mudar completamente a idéia original da foto."
Siqueira define assim sua missão aventureira, acrescentando que é essencial a paciência, além da experiência e da sorte.
O livro tem edição bilíngue e traz um bom glossário de palavras e expressões geológicas.


Livro: Monumentos Geológicos -Montanhas, Cavernas e Cachoeiras
Autor: Ricardo Siqueira
Editora: R. Siqueira
Quanto: R$ 68 (200 págs.)
Onde encontrar: tel. 0/xx/21/553-7235;
www.rickrio@novanet.com.br
Patrocinadores: Sata e Vale do Rio Doce





Texto Anterior: Artigo - Arnaldo Niskier: Peça critica descaso político na saúde
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: A criança que perturbou a paz de todos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.