São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Férias Frustradas de Natal  
SBT, 14h15.

(National Lampoon's Christmas Vacations). EUA, 1989, 98 min. Direção: Jeremiah R. Chechik. Com Chevy Chase, Beverly d'Angelo. Desta vez, Chevy não precisa viajar para azarar suas férias. Os parentes se encarregam de fazê-lo.

Papai Noel Trapalhão  
Globo, 15h55.

(Santa Who?). EUA, 2000. Direção: William Dear. Com Leslie Nielsen, Steven Eckholdt. Um acidente faz Papai Noel perder a memória. Nisso, ele é levado a trabalhar como Papai Noel em época de Natal. Comédia feita para TV. Inédito.

Pequeno Milagre  
SBT, 22h30.

(Simon Birch). EUA, 1998. Direção: Mark Steven Johnson. Com Joseph Mazzello. A história de um bebê que nasceu mínimo, enfrentou problemas de crescimento e teve existência curta e dramática. Ao longo dela, aprendeu que Deus tinha uma missão para ele.

Encurralados no Paraíso  
Globo, 1h40.

(Trapped in Paradise). EUA, 1994, 111 min. Direção: George Gallo. Com Nicolas Cage, Jon Lovitz. Irmãos atrapalhados assaltam banco de uma pequena cidade. O problema é fugir, por causa de uma tempestade de neve, e escapar à simpatia dos habitantes. Comédia.

Um Anjo em Minha Vida 
SBT, 2h35.

(The Preacher's Wife). EUA, 1996. Direção: Penny Marshall. Com Denzel Washington, Whitney Houston. Filho do pastor e de uma cantora do coral da igreja pede aos pais um irmão. Em crise conjugal, quem vai dar uma força ao menino é um anjo. Nem Denzel segura.

Os Fantasmas Contra-Atacam   
Globo, 3h35.

(Scrooged). EUA, 1988, 100 min. Direção: Richard Donner. Com Bill Murray, Karen Allen, Robert Mitchum. Adaptação modernizada da narrativa natalina de Dickens. Murray é o executivo de TV de alma soturna, incapaz de ver as belezas do Natal, mas, ao fim, é tocado pelo mistério natalino. O médio completo.

The Commitments - Loucos pela Fama   
Globo, 4h35.

(The Commitments). EUA, 1991. Direção: Alan Parker. Com Robert Arkins, Michael Aberne. Superestimado musical de Parker, mostrando a formação de uma banda de soul music. Entretenimento. (IA)

Decadência, hoje e sempre

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Desde 1930, pelo menos, diz-se da decadência do cinema. Mas essa arte ressurge e tem se mostrado capaz de superar as crises. O que talvez deixe essa impressão são filmes como "Mensagem para Você" (TNT, 19h30), de Nora Ephron.
Ali, Meg Ryan é a dona de uma pequena livraria, acossada por uma rede poderosa, liderada por Tom Hanks. Trata-se do "remake" de "A Loja da Esquina" (1940), de Lubitsch.
Há ingenuidade em querer refazer o que fez um Lubitsch: é preciso ser um gênio ou um tonto para tentá-lo. Ephron não é um gênio.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Natal 2002! Agora é peru com polenta!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.