UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT elege 'o maior brasileiro' em 2004

Renato Rocha Miranda/TV Globo
AMOR À VISTA Com a cara de Thiago Lacerda, Henri Castelli grava com Malu Mader sua primeira cena de "Celebridade" (no ar dia 8); ele será o músico Hugo e terá um romance com Maria Clara

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O SBT vai eleger no primeiro semestre de 2004 "o maior brasileiro de todos os tempos". O projeto foi idealizado por Silvio Santos e está sendo negociado com potenciais patrocinadores.
Segundo plano comercial enviado às agências de publicidade, de janeiro a março serão exibidos 50 programetes diários de cinco minutos cada, às 21h30, "incentivando a participação de todos" e "divulgando os resultados".
Essa fase, a primeira, consiste na votação popular, via telefone, internet e carta, para a escolha de cem personalidades que mais se destacaram na história do país (podem ser pessoas mortas).
Na segunda fase, a partir de março, haverá uma série de dez programas semanais, às quartas (22h30), apresentados por Silvio Santos. No segundo programa, serão escolhidas dez entre as cem personalidades. Do terceiro ao sétimo, haverá disputas entre dois candidatos, eliminando-se um deles. No oitavo programa, serão escolhidos três finalistas. A série termina com a escolha do "Maior Brasileiro de Todos os Tempos", com entrega de troféu.
O projeto ainda não está totalmente formatado. No plano comercial, a emissora informa que serão escolhidas personalidades de setores como "política, economia, empresarial, artístico, religioso, esportivo, literário, ciência e tecnologia e sociedade", mas não está esclarecida se a votação será por segmentos.

OUTRO CANAL

Discurso 1
A operadora de TV paga via satélite DirecTV divulgou comunicado oficial ontem afirmando que "a transação entre a Hughes e a News Corp. não contempla a combinação entre DirecTV e Sky". No final de semana, foi aprovada nos EUA a aquisição de 34% da Hughes, controladora da DirecTV, pela News, controladora da Sky. No Brasil, a negociação ainda será avaliada pelo Cade.

Discurso 2
Na prática, a News passa a controlar também a DirecTV. No mercado brasileiro, o texto da DirecTV foi interpretado como "jogo de cena". Avalia-se que, do ponto de vista econômico, não faz sentido manter duas operações concorrentes e quase sempre deficitárias. A fusão ou fechamento de uma delas é inevitável.

Pressão
De olho no segundo lugar no Ibope, a Record registrou na semana passada 18 ocasiões em que empatou ou superou o SBT. Em nove vezes, foram quadros do "Fábrica Maluca". As demais foram o "Jornal da Record" (vice-líder em quatro dias), "Verdade do Povo", "Turma do Gueto", "Raul Gil" e "Domingo da Gente".

Musa
Fernanda Lima, que não renovará seu contrato com a MTV, foi eleita a "personalidade do ano" em votação do portal Yahoo!. Teve 23% dos votos, contra 20% de Sabrina Satto e 19% de Lula.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Natal 2003! Sogra ganha um fogão-bomba!
Próximo Texto: Programação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.