São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

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"EDUKATORS"

Filme discute bem a relação, mas deixa de lado a revolução

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se a vida real fosse um filme e se o Brasil fosse a Áustria, passar uma semaninha na mão de seqüestradores até que não seria mau negócio. A especulação (boba) vem à mente quando se assiste a "Edukators", de Hans Weingartner, que estréia no Brasil.
Rebobinando a fita, estamos em companhia de Peter (Stipe Erceg), Jule (Julia Jentsch) e Jan (Daniel Brühl, de "Adeus, Lênin!"), três jovens e os seus problemas.
Jan tem um problema com o capitalismo, que substitui a vontade de viver a vida pela vontade de consumir. Jule, mais mundana, tem um problema com seus chefes no restaurante em que trabalha. E Peter? Bem, ele tem que ir à Barcelona e, nesse meio tempo, Jule, sua namorada, tem um flerte com Jan, seu melhor amigo.
Pois é justamente aí que os problemas de "Edukators" começam: quando o triângulo amoroso formado na história passa a ofuscar o frescor de sua abordagem política. Com um verniz moderninho, ao gosto do freguês do cinema pop europeu, Weingartner propõe uma boa discussão sobre os rumos do ativismo político destes tempos, que substitui o molotov pela tortada na cara.
Auto-intitulando-se "os educadores", Jan e Peter invadem à noite as casas dos milionários do pedaço, tiram móveis do lugar e deixam um bilhete do tipo "seus dias de ostentação estão contados".
Numa dessas ocasiões, as coisas fogem ao script. Sem que Peter saiba, Jan decide levar Jule para uma das ações e é surpreendido pelo morador. Solução (ou novo problema): seqüestrar o ricaço.
Mas a inexperiência do grupo diante da violência faz com que o cativeiro, uma deliciosa casa de campo nas montanhas, pareça um retiro espiritual. Ideal para discutir a relação, mas insuficiente para reformular a revolução.


Edukators
Die Fetten Jahre Sind Vorbei
  
Direção: Hans Weingartner
Produção: Alemanha/Áustria, 2004
Com: Daniel Brühl, Julia Jentsch
Quando: a partir de amanhã no Espaço Unibanco, Frei Caneca Unibanco Arteplex, HSBC Belas Artes e Sala UOL



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