São Paulo, segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-sem-teto está entre os best-sellers da editora

DA REPORTAGEM LOCAL

O catálogo da Dulcinéia Catadora lista poetas como Haroldo de Campos e Glauco Mattoso, mas cabe ao ex-sem-teto Sebastião Nicomedes, 39, a honra de dividir com Manoel de Barros o título de best-seller da editora. O que, em cifras modestas, equivale à venda de umas 300 cópias de seu "Cátia, Simone e Outras Marvadas".
"Manoel vendeu bem mais, mas ele é conhecido", diz a artista Lúcia Rosa -"bem mais" é toda a informação sobre as vendas de "Auto-Retrato aos 90 Anos", com textos que o veterano liberou para a Bienal de 2006.
Nicomedes hoje vive em pensões. As ruas ele teve como lar em 2003, após sofrer um acidente durante um trabalho de, como diz, "comunicação visual" (estava pintando letreiros). "Quando saí do hospital, meus colegas tinham sumido e fechado a oficina onde eu trabalhava e vivia", diz o autor, que só tem o ensino fundamental.
Em albergues, escreveu a peça "Diário de um Carroceiro", que ficou em cartaz nos teatros Fábrica e Sérgio Cardoso, em São Paulo, e se inspirou para os poemas de "Marvadas". (RC)


Texto Anterior: Editora alternativa faz livros e arte a partir de papelão
Próximo Texto: "A Bússola de Ouro" incomoda religiosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.