São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pinacoteca fará retrospectiva de Caravaggio

DE SÃO PAULO

O ano da Itália no Brasil ainda não tem programação definida, mas grandes mostras estão previstas.
A mais impressionante é uma retrospectiva de Caravaggio (1571-1610), na Pinacoteca do Estado, com curadoria de Fabio Magalhães.
A previsão é que ela comece em agosto de 2011, na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima (MG), e chegue à Pinacoteca do Estado em novembro.
Estão previstas dez obras do próprio Caravaggio e outras dez de caravagistas, como é o termo para os seguidores do artista.
No entanto, a negociação entre os dois países para o pagamento dos seguros das obras ainda não garantiu a vinda das pinturas.
Também estão previstas mostras de pintores modernos, como De Chirico (1888-1978), já garantida na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Masp e na Casa Fiat, e de Giorgio Morandi (1890-1964), na Pinacoteca.
Já em arte contemporânea, há "Arte Povera: Michelangelo Pistoletto", sobre um dos mais importantes artistas vivos, no Instituto Tomie Ohtake, em outubro.
Outro destaque da programação prevista é a mostra "Guido Crepax Valentina", sobre o ilustrador italiano, morto em 2003, e sua mais importante personagem nos quadrinhos eróticos, também no Tomie Ohtake. (FC)


Texto Anterior: Mostra abre programação do ano da Itália no Brasil
Próximo Texto: Última Moda - Vivian Whiteman: Laços de família
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.