São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Cantor vê o mundo com pena

SYLVIA COLOMBO
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

"Por favor , seja gentil", pranteia longamente Rufus Wainwright na canção que abre "Poses", sintetizando o remorso e a autocomiseração com que constrói suas letras para tratar de sua devastação interior.
Composto de elegantes e melodiosas baladas, o segundo álbum do cantor canadense parece ser mesmo um grande pedido de desculpas, seja pelas suas imperfeições pessoais, seja pelo mundo que ele assiste de seu posto de observação, do lado de lá da fronteira do império norte-americano.
Em "Cigarettes and Chocolate Milk", ele canta sua relação contraditória com os excessos ("tudo de que gosto/ parece ser um pouco mais doce,/ um pouco mais gorduroso,/ um pouco mais prejudicial para mim"), enquanto em "Poses", ele lança seu ataque ao estilo de vida que observou na noite nova-iorquina no período em que viveu naquela cidade ("todas essas atitudes/ de clássica tortura/ arruinaram minha mente/ como uma cobra num jardim"). Em "California", explicita o contraste entre seu "mood" interior e a vaidade reluzente dos EUA sintetizada naquele Estado.
Mas só boas letras, arranjos cuidadosos e melodias belíssimas não explicam porque "Poses" é um excelente disco. É na maneira como manipula sua voz que reside o trunfo de Wainwright. Inflexões vocais que lembram Thom Yorke (Radiohead), um lirismo tristonho à la Nick Drake e uma ou outra tentativa de emular John Lennon ("Rebel Prince") fazem com que -mesmo só ao piano ou acompanhado de cordas e banda- o que ressalte seja sua interpretação lamuriosa.
Vale ainda conferir Wainwright na trilha de "Moulin Rouge" ("Compliante de la Butte") e sua versão para "Across the Universe" (Lennon/McCartney), no site (www.rufuswainwright.com).
Sejamos gentis. Ele merece.


Poses
    
Artista: Rufus Wainwright
Lançamento: FNM
Preço: R$ 25 (em média, o CD)




Texto Anterior: Pop ermitão
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.