São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA/LANÇAMENTOS

O sangue azul pop

Michael Jackson e Madonna voltam a explorar polêmicas antigas em DVDs que chegam às lojas nesta semana

DA REPORTAGEM LOCAL

Em DVDs que chegam às lojas nesta semana, Madonna e Michael Jackson aparecem como vieram ao mundo... pop: ela, em quase duas horas de show, em que aparece sexy, moderna, fazendo festa; ele, em trechos de clipes anunciados como inéditos, envolvido em mistério, como ele gosta de fazer desde que começou a embranquecer.Em "Drowned World Tour 2001", a norte-americana aparece cantando boa parte das músicas do arrebatador "Music", lançado em 2000. Madonna nem bem havia dado à luz e já voltava à estrada com a turnê do novo CD.O ritmo do show muda conforme o figurino dela. Começa agressivo com Madonna e os dançarinos vestidos com roupas rasgadas. Ali, a cantora toca guitarra -e até arrisca um solo-, xinga o público, mostra o muque... É o momento punk do show.Em seguida, vem a parte brega, com Madonna vestida de gueixa high-tech, voando sobre o palco, sucumbindo a um samurai. No telão, é projetado um desenho japonês que mostra a mocinha sendo estuprada por um monstro. Quando se trata de Madonna, a polêmica importa muito.Daí vem a Madonna cowgirl, a mãe de família do Centro-Oeste americano. Canta "I Deserve It" sentada numa poltrona imensa, vestindo jaqueta de couro com manga bufante.O passo seguinte é a Madonna patriota. Em "Human Nature", ela aparece com regata estampada com a bandeira dos EUA.E já que o show foi em Michigan, Estado em que a cantora nasceu, ela não deixa por menos: ácida, imita um sotaque caipira ao dizer que seu "papai" está na platéia. Em seguida, canta a "inédita" "The Funny Song". A letra sinistra fala sobre uns caras que "vieram mataram o papai com um tiro na cabeça".O próximo momento cafona é a versão instrumental de "Don't Cry for Me Argentina".Depois de uma rápida incursão da Madonna espanhola -para cantar "La Isla Bonita"-, a cantora enche o palco de gente para cantar "Holiday" e terminar, apoteótica, com "Music".

Black or white
Lembra o vídeo de "Thriller", aquele em que um monte de defuntos saía do caixão para atormentar Michael Jackson e a namorada? Ele está, na íntegra, em "HIStory, Video Greatest Hits".Além do vídeo de terror, há trechos "inéditos" de clipes como "Bad" e "Black or White", aquele em que Michael vai se transformando em outras pessoas, graças a efeitos de computação e não de plástica.Ao todo são dez clipes, somando quase uma hora e meia de vídeos da fase "caucasiana" de Michael Jackson. Do moreno claro de "Billie Jean" ao clone de Diana Ross de "Remember the Time", Michael mostra que muita coisa mudou além de sua música.
(CLAUDIA ASSEF)


Drowned World Tour 2001
    
Artista: Madonna
Gravadora: Warner
Quanto: R$ 45, em média




HIStory, Video Greatest Hits
    
Artista: Michael Jackson
Gravadora: Sony
Quanto: R$ 45, em média




Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Outros lançamentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.