São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

Ecletismo "dificulta" disco



Dwitza
  
Artista: Ed Motta
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 25, em média

Muito mais do que um disco do Ed cantor, esse é um trabalho do Ed ouvinte. Um tanto distante de sua verve soul, ele resolveu tirar a poeira de alguns LPs de sua coleção e criou um repertório basicamente instrumental, com apenas duas músicas com letra. A infindável e eclética lista de influências -jazz afro-centrista, MPB, rock progressivo, trilha de cinema, funk etc- mostra que ele é um compositor capaz de explorar harmonias complicadas e andamentos que derrubam bateristas. Para transitar nesse intrincado jogo harmônico, usou o vozeirão como instrumento. Funcionou, mas a impressão que fica é que o resultado seria melhor ou mais marcante caso o cantor optasse por um repertório mais focado. Do nome a 80% das referências que permeiam a obra, pouca gente entre os fãs do cantor vai entender o que se passa ali. (EDSON FRANCO)



Dupla recicla The Who
White Blood Cells
    
Artista: The White Stripes
Lançamento: Sum Records
Quanto: R$ 25, em média

Como os Strokes, a dupla The White Stripes, de Detroit, é boa de marketing. Mas não é apenas pelo mistério envolvendo a história do cantor e guitarrista Jack White e da baterista Meg White -não se sabe se são casados, irmãos ou apenas amigos- que o White Stripes anda atraindo tanta atenção. Nem o fato de eles só se usaram roupas brancas e vermelhas. O fato é que a dupla, neste terceiro disco da carreira, acertou a mão. No total, são 16 rocks, variando de pedradas bem ao estilo MC5 ("Fell in Love with a Girl"), até rock sujões, norteados pelo blues, como faziam os Stones no começo de carreira ("I'm Finding it Harder to Be a Gentleman"). A combinação de blues, rockão e punk que passeia pelo disco tem a cara do The Who. Impressiona o fato de a dupla fazer sozinha o que se ouve aqui. (CLAUDIA ASSEF)



Texto Anterior: Música/Lançamentos: O sangue azul pop
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: "Febre de Bola", de Nick Hornby, ganha adaptação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.