São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

trilhas

Grupo compõe para cinema e Louis Vuitton

EDITOR-ASSISTENTE DE IMÓVEIS

A cada álbum, o Tindersticks produz uma trilha sonora para filmes imaginários sobre amores perdidos. Mas a banda -cujo nome foi emprestado de uma caixa de fósforos alemães encontrada pelo vocalista Stuart Staples em uma praia grega- efetivamente compôs trilhas sonoras para o cinema.
A parceria com a diretora francesa Claire Denis, que foi assistente de Wim Wenders em "Asas do Desejo", data de 1996, ano de produção do longa "Nénette et Boni".
"Trouble Every Day" ("Desejo e Obsessão"), de 2001, expõe relacionamentos doentios que incluem práticas de canibalismo. A atmosfera dos soturnos arranjos instrumentais tem efeito mais devastador que o sangue derramado nas imagens.
A terceira colaboração com a diretora a encontrou em fase mais inspirada. "Trinta e Cinco Doses de Rum", uma trama densa construída a partir de uma relação entre pai e filha, foi um dos melhores títulos da última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Ainda em 2008, Denis requisitou o conjunto para conceber a trilha de "White Material". Na mesma época, a coleção de verão da Louis Vuitton desfilou em Paris ao som de Tindersticks, que criou melodias especialmente para a ocasião.
Sobre fazer música para cinema, Staples afirmou à Folha que "é mais uma reação às imagens e aos sentimentos relacionados a elas do que trabalhar em algo que provém de si mesmo".
O propalado caráter cinematográfico do som do grupo influencia até músicos brasileiros, como Mauricio Fleury, que faz arranjos para o cantor Thiago Pethit. E tem mais respaldo nas preferências do tecladista David Boulter que nas de Staples.
"Cinema é provavelmente mais importante para David. Visualmente, eu tenho uma relação maior com pinturas", disse o vocalista. (EV)


Texto Anterior: Tindersticks encontra diversão na melancolia
Próximo Texto: Crítica/música/"Contra": Vampire Weekend rejeita padrões do pop
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.