São Paulo, segunda, 25 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES PAULO SANTOS LIMA
SABOTAGEM EM ALPHA 4
Bandeirantes, 13h. (Time Lock). EUA, 1996, 95 min. Direção: Robert Munic. Com Jeff Speakman, Arye Gross, Martin Kove. Alpha 4 é uma prisão de segurança máxima, incrustada num asteróide, onde os criminosos são congelados. Óbvio que um dos detentos sabotará o sistema e fomentará um motim daqueles.

O JOVEM EINSTEIN
SBT, 13h55. (Young Einstein). Austrália, 1988, 90 min. Direção: Yahoo Serius. Com Yahoo Serius, Odile LeClezio. Comédia que desenvolve fantasia em torno de quem teria sido Einstein na juventude. Em resumo, alguém que descobre não apenas a teoria da relatividade como a aplica em coisas como espuma de cerveja.

INIMIGOS PARA SEMPRE
Globo, 15h45. (Big Bully). EUA, 1996, 97 min. Direção: Steve Miner. Com Rick Moranis, Tom Arnold. David (Moranis) é um professor de literatura que vai dar aula na universidade em que está um inimigo de infância, o outrora valentão da escola.

AMOR INCONDICIONAL
Bandeirantes, 21h30. (Unconditional Love). EUA, 1994, 80 min. Direção: Arthur Bjorn Egeli. Com Pablo Bryant, Isabelle Dahlin. Artista plástico precisa reencontrar a razão de seu trabalho. Para tal tarefa, recebe a ajuda de uma mulher. A história lembra vagamente "Lições da Vida", média-metragem de Scorsese. Inédito.

O HOMEM DAS ESTRELAS
Record, 21h45. (L'Uomo delle Stelle). Itália, 1995, 111 min. Direção: Giuseppe Tornatore. Com Sergio Castellitto, Tiziana Lodato. Charlatão se finge de diretor de cinema e vende aos moradores de um vilarejo, na Sicília dos anos 50, a chance de se tornarem estrelas. Seus planos mudam quando se apaixona por uma bela mulher. Apesar de premiado em Veneza, esse filme nem resvala na força de "Cinema Paradiso", do mesmo Tornatore.

A EXPERIÊNCIA
Globo, 21h50. (Species). EUA, 1995, 111 min. Direção: Roger Donaldson. Com Ben Kingsley, Michael Madsen, Forest Whitaker. Kingsley é o cientista que monta uma equipe para encontrar uma mulher com amplos e destruidores poderes, mistura de genes humanos e partículas coletadas no espaço. Um filme esquisito, mas o alvo dos cientistas é Natasha Henstridge, o que garante o entretenimento.

INTERCINE 1
Globo, 0h30. Vai ao ar o preferido do público entre "Vida de Cidade" (EUA, 1991, de John Sayles, com Vincent Spano) e "O Exorcista 2 - O Herege" (EUA, 1977, de John Boorman, com Richard Burton).

INTERCINE 2
Globo, 2h50. Concorrem "O Homem Errado" (EUA, 1957, de Alfred Hitchcock) e "Uma História de Amor" (Inglaterra, 1989, de Piers Haggard).
VINGANÇA SEDUTORA
Bandeirantes, 3h20. (Masseuse 2). EUA, 1997, 91 min. Direção: Peter Daniels. Com Gabriella Hall. A intimidade de um serviço de massagistas e seus problemas com um senador, um cliente perigoso.

TV PAGA
Kirk Douglas cai na maldade

da Redação

"Chaga de Fogo" (Telecine 5, 16h), de William Wyler, é um filme que discute a violência das ações, no caso, as de um policial (Kirk Douglas) que comanda uma delegacia de polícia com pulso firme, impondo a lei pela arbitrariedade.
Não há dúvida de que a influência do tema noir chegou a essa obra, mas Wyler primava, nos anos 40, pelos espaços restritos (cenários, no caso), que favoreciam o atrito entre homem instigavam a provocação pelas palavras.
Não é errado, também, nomear "Chaga de Fogo" como um teatro filmado de primeira ordem.
Afinal, o policial usa a truculência como meio, sem perceber que o fim não é a retidão, mas a tal chaga. É um Kirk Douglas raramente visto no cinema. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.