São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Paulinho da Viola e Marisa Monte entram em sintonia no show com a Velha-Guarda da Portela, na quarta


E tudo vai ficar como sempre foi

A informação é preciosa para quem achava que um dos motivos da queda-de-braço entre Alcides Tápias e Andrea Calabi era a associação do BNDES ao grupo Ultra para a compra da Copene: o banco Morgan Stanley, de onde vem Francisco Gros, está assessorando o Ultra na aquisição de empresas do setor petroquímico.

As opiniões de Gros, no entanto, vão arrepiar os nacionalistas. Ele defende a dolarização da economia, acha que os mandamentos do FMI são "precauções saudáveis" e defende que o Brasil siga "padrões de boa conduta" para ser aceito pelos mercados globais.

AMIGO DO CALABI
Pedro Parente trabalhou para a queda de Andrea Calabi. Quase quieto, mas trabalhou.

PÂNICO
Por muito pouco o publicitário Roberto Justus não foi vítima de uma tragédia de proporções incalculáveis. Na terça-feira, o Mercedes prata blindado que ele dirigia foi cercado por três carros na avenida República do Líbano, perto do parque Ibirapuera. Os quatro seguranças do empresário espantaram os criminosos. Justus, que saiu ileso, acha que podem ser sequestradores.

Há quase um ano, o BMW preto do publicitário foi metralhado. Por isso, ele decidiu reforçar a segurança.

DESIGUAIS
A comitiva de 350 empresários que vai ao México em maio negociar o acordo de redução das alíquotas de importação está desunida. O setor de eletroeletrônicos resiste ao acordo.

Empresários de outros setores insistem para que o ministro Alcides Tápias lidere o grupo, para amenizar as divergências.

CALÇA CURTA
Depois do vexame de ter de recolher sua linha sportswear do mercado por erro de modelagem -as calças jeans não serviam em ninguém-, Ocimar Versolato quer produzir parte das roupas no Brasil. Os representantes do estilista já estão negociando com empresário locais.

No ano passado, a grife foi prejudicada pelos graves erros do fabricante indiano que foi subcontratado.

SECA
O poder pode ser ainda mais solitário. A mulher de Eliseu Padilha, ministro dos Transportes, decidiu se mudar para Santa Catarina. Eliane não se acostumou ao clima da Capital Federal. Instalou-se na casa de veraneio da família, em Florianópolis.

CANDIDATO
O jornalista Roberto Muylaert está desenhando o projeto do novo jornal de política e economia que Orestes Quércia vai lançar em São Paulo.

MISSÃO IMPOSSÍVEL
Chico Santa Rita é o novo marqueteiro do prefeito Celso Pitta. Ele foi chamado pela DPZ para fazer os programas políticos de Pitta. O contrato termina em março.

SERPENTINA
Gerald Thomas vai estrear no Carnaval paulistano. O polêmico diretor vai tocar na bateria da escola de samba Rosas de Ouro, na prévia do bloco Bandala, amanhã, nos Jardins.

BACH... E BACH
Os apreciadores da música barroca alemã podem começar a comemorar. O maestro Ricardo Kanji está organizando o Festival Bach 2000. Que deverá lembrar, em 12 programas, os 250 anos de morte do compositor Johann Sebastian Bach.


Será entre julho e agosto, no Teatro São Pedro, com a Vox Brasiliensis. A mesma orquestra com a qual Kanji gravou dois belos CDs, lançados no ano passado, com obras do período colonial brasileiro.

EPIDEMIA
O crescimento da Aids entre as mulheres levou o ministro José Serra a pensar em uma médica para assumir a coordenação nacional do combate à doença. Acabou optando por Paulo Teixeira, que coordenou o programa por dez anos em São Paulo.

BENÇÃO
João Paulo 2º já escolheu quem vai representá-lo nas celebrações dos 500 anos do Descobrimento. É Angelo Sodano, que ocupa o segundo cargo na hierarquia do Vaticano. O cardeal nigeriano vem assistir à missa na Coroa Vermelha, no dia 26 de abril, onde foi realizado o primeiro ato religioso na Terra de Vera Cruz.

BANZO
Os assinantes da Globo no exterior vão poder matar a saudade do Carnaval. Um programação especial, com a cobertura da festa no país inteiro, está sendo preparado pelo canal internacional da emissora.

WC
Ninguém ainda se deu conta da piada embutida na descrição do novo gênero de ópera "poop" criada por Millôr Fernandes para os 500 anos do Brasil. Ele diz que é um neologismo para "palavra-olho-ouvido-popular". Mas, em inglês, "poop", para as crianças, quer dizer "cocô". Ou seja, para o país do jeito que está, uma "ópera-cocô".

CURTO-CIRCUITO

O MAM abriu inscrições para os cursos de história da arte, pintura, gravura, fotografia, teatro e cidadania.

O Clube Paulistano promove, hoje, a tradicional Festa do Havaí.

O filme "Cruz e Souza - O Poeta do Desterro" será exibido em sessão especial, amanhã, no Espaço Unibanco, na Rua Augusta.

Em ritmo de Carnaval, Valéria Valenssa, a Globeleza, vai ensinar samba no pé para os alunos da academia Runner, no domingo.

A exposição "Coleção Brasiliana", que reúne obras em pintura, desenho, aquarela e gravura datadas do século 19, será aberta na próxima terça, na Pinacoteca do Estado.

João Armentano, Bya Barros, Sig Bergamin e Esther Giobbi estão entre os 100 decoradores que serão homenageados, na próxima segunda, na Casa da Fazenda.

Gabriela e Regina Duarte voltam ao palco do Jardel Filho com a peça "Honra", na segunda.


E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram ELIANE TRINDADE E LUCIANA COSTA

Texto Anterior: Produção brinca com "ideal de perfeição" dos EUA, diz Spacey
Próximo Texto: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Rota do inferno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.