UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Brasileiro recebe estatueta por álbum pop latino

Cantora Norah Jones ganha cinco prêmios e se consagra no Grammy

DA REDAÇÃO

Contrariando as expectativas, a cantora de jazz Norah Jones arrebatou cinco estatuetas no Grammy Awards, incluindo a de gravação do ano, e foi a grande vencedora da premiação da indústria fonográfica norte-americana, ocorrida anteontem em Nova York.
Jones superou o cantor Bruce Springsteen, apontado inicialmente como favorito por concorrer com o álbum "The Rising", inspirado nos acontecimentos de 11 de setembro.
Além do prêmio principal, a filha do músico Ravi Shankar saiu-se vencedora nas categorias álbum do ano, canção do ano, artista revelação e cantora de pop. "Come Away with Me" é o segundo disco da carreira de Jones, lançado pelo tradicional selo de jazz Blue Note, e já vendeu 6 milhões de cópias no mundo todo.
Springsteen, mesmo sem ganhar as categorias mais importantes, faturou três estatuetas: melhor cantor, canção e álbum de rock. O mesmo número de prêmios foi ganho pelo trio de música country Dixie Chicks.
O rapper Eminem saiu do Madison Square Garden com dois prêmios, melhor clipe e álbum de rap, categoria esta vencida pela terceira vez. Joe Strummer (Clash) e Maurice Gibbs (Bee Gees), mortos recentemente, foram os homenageados no Grammy deste ano com performances que lembraram músicas de suas carreiras.

Brasil
O brasileiro André Lopes ganhou o prêmio de álbum pop latino pelo disco "Caraluna", com o trio Bacilos, do qual ainda fazem parte um colombiano e um porto-riquenho. A categoria foi anunciada antes da cerimônia principal. A cantora paulista Luciana Souza, que concorria com o disco "Brazilian Duos", perdeu para Diana Krall a indicação para melhor álbum vocal de jazz. O mesmo ocorreu com o baterista Duduka da Fonseca, que foi vencido, na categoria álbum latino de jazz, pelo Caribbean Jazz Project.


Texto Anterior: Cinema: "Fale com Ela" derrota "Cidade de Deus" no "Oscar" britânico
Próximo Texto: Crítica: Mulheres demais ressuscitam novelão das 8
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.