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OSCAR
Pela primeira vez composição em espanhol concorre como melhor canção
"Azarão" Drexler e habitué Williams encabeçam lista
RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Dentre todas as qualidades do
Oscar, seguramente ousadia não é
um de seus pontos fortes. Como
acontece todos os anos, a famosa
Academia joga pelo certo e focaliza sua atenção nos filmes que engrandecem com sensibilidade
melodramática as boas e velhas
virtudes que já conhecemos, ou
simplesmente nos épicos, filmes
com crianças, sobre a Segunda
Guerra, com animais falantes...
Geralmente, tanto o anúncio
dos indicados quanto a premiação em si transcorrem sem grandes sustos. Em se falando de trilha
sonora e canção original, por
exemplo, no ano passado ambos
os prêmios foram abocanhados
pelo megalomaníaco "Senhor dos
Anéis", o que foi empolgante para... alguém?
Neste ano, entretanto, uma pequena e agradável surpresa se instaurou entre os indicados: pela
primeira vez uma composição em
espanhol concorre ao prêmio de
melhor canção, "Al Otro Lado del
Río", do uruguaio Jorge Drexler,
da trilha do filme "Diários de Motocicleta". Fã de bossa nova e
adepto do mesmo tipo de delicadeza e melancolia na canção, ele
foi convidado pelo próprio diretor do filme, Walter Salles, para
compor algo para o longa, e escreveu "Al Otro Lado del Río" depois
de ler o roteiro original.
Azarão, as chances de Drexler
efetivamente ganhar o prêmio
não devem ser muito grandes.
Outro concorrente na mesma categoria é a banda norte-americana de pop-rock Counting Crows
(que todo mundo só conhece pelo
hit de meados dos anos 90 "Mr.
Jones"), com a música "Accidentally in Love", da trilha de canções
de "Shrek 2", indicação com leve
gosto de jabá -ou será uma tentativa da Academia de se "comunicar com os jovens"?
A "canção-família" "Believe",
da trilha de "O Expresso Polar",
interpretada por Josh Groban
(uma espécie de novo Andrea Bocelli), também surge entre os indicados, assim como "Learn to Be
Lonely", canção com resquícios
de Broadway do filme "O Fantasma da Ópera", feita pelo velho conhecido Andrew Lloyd Webber.
Completando a lista, está o coro
de "A Voz do Coração", com a
boa canção "Vois Sur Ton Chemin" ("Look to Your Path", nos
EUA), do francês Bruno Coulais.
Já na parte de trilhas originais,
as surpresas inexistiram, o que
era de esperar. As boas trilhas de
"A Vila" e "Desventuras em Série" concorrem com a intensa "A
Paixão de Cristo", a leve "Harry
Potter e o Prisioneiro de Azkaban" e a singela "Em Busca da
Terra do Nunca", todas feitas
dentro do esquema de linha de
produção do cinema americano.
John Williams, compositor da
trilha de "Harry Potter", foi indicado a primeira vez em 1968 e depois outras 28 vezes, com seis vitórias no currículo. Já tanto Thomas Newman, de "Desventuras",
como James Newton Howard, de
"A Vila", já concorreram seis vezes, mas sempre voltaram para
casa de mãos abanando. E Jan
A.P. Kaczmarek, de "Em Busca da
Terra do Nunca", e John Debney,
de "A Paixão de Cristo", estão debutando na festa, apesar (ou por
causa) de já terem composto para
filmes como uma refilmagem polonesa épica de "Quo Vadis?" e
"Homem-Aranha 2", respectivamente.
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