São Paulo, terça, 25 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO
Brasil prepara festa de seus 500 anos

CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

Embora o 5º centenário de descobrimento do Brasil seja apenas no ano 2000, as comemorações começam já neste ano, em abril.
``Já nos acertamos com a Funarte a promoção da reestréia nacional do filme ``O Descobrimento do Brasil'', de Humberto Mauro, o primeiro filme sonoro feito no Brasil, de 1936 para 1937.
Ele foi todo restaurado e remasterizado. Toda a trilha sonora, que é de Villa-Lobos, também foi refeita. Isso deve acontecer na semana do descobrimento, neste ano, em Brasília'', informou o diplomata Alexandre Gueiros, vice-presidente e secretário-executivo da Comissão Nacional para as Comemorações do 5º Centenário do Descobrimento do Brasil, entidade criada pelo governo federal para organizar as manifestações.
A Comissão é constituída pelos três poderes: Executivo, com representantes de 12 ministérios; Judiciário, com dois representantes; e Legislativo: com dois deputados e dois senadores (Antonio Carlos Magalhães, do PFL-BA, e Lúcio Alcântara, do PSDB-CE).
Segundo Gueiros, a comissão não corre o risco de ser usada dentro do processo de reeleição em andamento no país.
``Além de ser constituído por representantes dos três poderes, é encabeçado pelo Ministério das Relações Exteriores, que tradicionalmente é um ministério apolítico, no sentido partidário. Seus ministros são escolhidos dentro da carreira diplomática, como é o caso do nosso atual chanceler, Armando Sérgio Frazão, que não tem envolvimento partidário. Isso contribui com a isenção da comissão'', disse.
As comemorações não ficarão restritas à área cultural, mas devem atingir áreas como esportes, educação, indústria, comércio e turismo.
``Nosso grande objetivo será motivar toda a sociedade brasileira para as comemorações, de maneira que as mais diversas entidades e segmentos se interessem pelo evento e executem programas e eventos comemorativos. Motivar o povo brasileiro será nosso maior objetivo. Queremos comemorar os 500 anos de Brasil e de formação da nacionalidade brasileira'', disse Gueiros.
A Comissão trabalha ainda com dois órgãos assessores. Um é o comitê de apoio, que é coordenado por Marcello Glycério de Freitas, que deverá estar recebendo todas as propostas para as comemorações para análise, que conta até o momento com dez áreas temáticas.
``Temos ainda um comitê assessor, constituído por representantes de grandes entidades de expressão nacional, como fundações, universidades, institutos'', disse Gueiros.
Ainda não existe previsão de verba para as comemorações. Segundo Gueiros, já em abril deve ser realizada uma campanha publicitária para informar a população sobre as comemorações. Na época, também deve ser divulgada a primeira programação de eventos.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã