São Paulo, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Torcemos por Montenegro"

especial para a Folha


O Canal Brasil foi lançado simultaneamente, em 18 de setembro de 1998, em Portugal e no Brasil.
Para Pedro Mota Carmo, diretor de comunicação da TV Cabo, de Portugal, operadora que também transmite o GNT, da Globosat, a paixão dos portugueses pelas novelas brasileiras foi o combustível do sucesso do canal.
"Os portugueses têm tido um grande interesse pelo Brasil. O grupo Telecom, daqui, adquiriu, por exemplo, o sistema celular da Telesp", lembra Carmo.
"O mercado de TV por assinaturas é novo. Somos grandes consumidores da cultura brasileira. O formato filme era uma novidade para nós, apesar de já conhecermos alguns de grande sucesso, como "Dona Flor e Seus Dois Maridos'", afirma.
Segundo Carmo, que falou com a Folha pelo telefone, de Lisboa, os títulos dos filmes nem têm muita importância. Os portugueses estão atrás de seus ídolos de novelas, como Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Lucélia Santos, Malu Mader, e da MPB, como Chico Buarque, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
"Há um grande interesse, no mundo, pelo cinema brasileiro, depois da indicação de "Central do Brasil" ao Oscar. Em março, vamos exibir especiais sobre os filmes brasileiros que já foram indicados", diz Carmo.
A atual musa brasileira, Fernanda Montenegro, também ganhará um especial. "Estamos torcendo muito por ela, aqui em Portugal. É a primeira vez que uma atriz da língua portuguesa concorre ao Oscar. Já ganhamos um Nobel de literatura. Só falta um Oscar", completa Cunha, alvitrando o ufanismo de um Galvão Bueno. (MRP)


Texto Anterior: Cinema brasileiro invade TV portuguesa
Próximo Texto: Ainda falta Glauber no canal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.