São Paulo, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Índice

Até 23h45 de ontem, Madonna leva 3 prêmios
Gil ganha Grammy de world music

da Reportagem Local

O disco "Quanta Gente Veio Ver" (em inglês, "Quanta Live"), de Gilberto Gil, ganhou na noite de ontem o prêmio Grammy na categoria melhor álbum de world music, derrotando Cesária Évora, King Sunny Ade, Angelique Kidjo e Robbie Robertson.
É o segundo ano consecutivo que um brasileiro vence nessa categoria. No ano passado, foi o mineiro Milton Nascimento, com o disco "Nascimento".
Gil, que disse que estava torcendo por Cesária Évora, recebeu a notícia em sua casa, em Salvador (BA). Recebeu telefonema de congratulação de Milton e disse: "Eu e você somos o Cosme e o Damião do Grammy".
Gil é o nono artista brasileiro a ganhar um Grammy, considerado o Oscar da indústria fonográfica mundial. Antes dele e de Milton, foram premiados João Gilberto, Tom Jobim, Sérgio Mendes, Laurindo de Almeida, Astrud Gilberto, Eumir Deodato e Roberto Carlos.
"Quanta Gente Veio Ver" é a versão ao vivo do mais recente álbum de estúdio de Gilberto Gil, "Quanta" (97).
Inclui, além de canções daquele CD e clássicos do artista (como "Refavela" e "Cérebro Eletrônico"), covers de Bob Marley e um CD extra com três faixas inéditas gravadas em parceria com Lulu Santos, que dosam referências eletrônicas e ritmos carnavalescos baianos.
Outro brasileiro, o percussionista Gaudêncio Thiago de Mello, perdeu na categoria álbum de crossover clássico para Yo-Yo Ma e Jorge Calandrelli, com "Soul of the Tango - The Music of Astor Piazzolla".
A cerimônia principal da 41ª edição do Grammy começou às 22h (horário de Brasília), com Madonna cantando "Nothing Really Matters" caracterizada como gueixa.
Em seguida, seu "Ray of Light" foi escolhido melhor álbum pop de 1999. Até as 23h45 de ontem, ela havia ganho mais três Grammys -de gravação dance, videoclipe e capa de disco.
A rapper Lauryn Hill, outra favorita, ganhou, até aquele horário, os de álbum de rhythm'n'blues, canção de rhythm'n'blues e performance vocal feminina na mesma categoria.
"My Heart Will Go On", tema do filme "Titanic" interpretado por Celine Dion, foi eleita a canção do ano.
O prêmio de melhor performance alternativa foi para os rappers Beastie Boys, e o de melhor canção rock, para "Uninvited", com Alanis Morissette.
Na categoria rock foram premiados também Sheryl Crow (melhor álbum), Metallica (heavy metal), Jimmy Page e Robert Plant (hard rock).


Texto Anterior: Eduardo Giannetti: A "virtus dormitiva" da CNBB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.