São Paulo, sábado, 25 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
George Shearing mostra seu jazz de câmera no Multishow

especial para a Folha


Conhecido por seu estilo sutil e elegante, o pianista britânico George Shearing, 80, é a atração de hoje no programa "Momento Jazz", que o canal Multishow (Net/Sky) exibe às 23h.
Só por ter composto a canção "Lullaby of Birdland", homenagem ao lendário clube de jazz nova-iorquino, Shearing já teria reservado um lugar na história do gênero. Mas sua contribuição foi mais ambiciosa: criou um quinteto com sonoridade original, que a crítica batizou de "Shearing sound", no final dos anos 40.
Foi justamente essa fórmula sonora, baseada nos acordes em bloco produzidos pelo piano com uma guitarra e um vibrafone, que o quinteto de Shearing reviveu, em sua apresentação no Free Jazz Festival de 99.
O "revival" aconteceu com toda a pompa e circunstância. Como num concerto de música de câmera, trajando sisudos smokings, os instrumentistas do quinteto não dispensaram nem o auxílio de partituras, para garantir fidelidade absoluta aos arranjos originais de Shearing.
Essa reverência de cunho arqueológico pode ter deliciado os fãs mais veteranos do pianista, mas também foi responsável pelos bocejos que tomaram parte da platéia nessa apresentação. Ao inibir o improviso natural do gênero, Shearing acabou esfriando demais sua música. Jazz tocado com partitura quase sempre corre o risco de virar música erudita.
(CARLOS CALADO)

Texto Anterior: Academia: Ab'Saber vira emérito ao som de Chico
Próximo Texto: "Diálogos Impertinentes": A invencível maldade?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.