São Paulo, sábado, 25 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Brasil verá Tratado de Tordesilhas

da Reportagem Local

Antes da carta de Pero Vaz de Caminha, que será exibida a partir do dia 23 de abril, na Mostra do Redescobrimento, no parque Ibirapuera, em São Paulo, o Brasil poderá ver outro documento de grande importância para a história do país: o original do Tratado de Tordesilhas, que será exibido na mostra Brasil 500 Anos - Descobrimento e Colonização.
A mostra será inaugurada em São Paulo, no Masp, no dia 1º de abril, e apresentará cerca de 200 pinturas, desenhos, mapas e documentos históricos.
O Tratado de Tordesilhas é o destaque do primeiro dos quatro módulos da mostra, que exibe ainda a carta do Mestre João, um navegador da esquadra de Cabral. Os dois documentos vêm da Torre do Tombo, em Lisboa, que também conserva a carta de Caminha.
Outro destaque desse módulo é o quadro "O Inferno", de um mestre português anônimo do século 16, que representa o demônio na figura de um índio. A obra pertence ao Museu de Arte Antiga de Lisboa. Além das obras das duas instituições portuguesas, a mostra contará com obras do acervo do Masp, de autores como Frans Post, Thomas Ender, Victor Meireles e Ernesto del Fiori, entre outros.
O segundo módulo, composto basicamente por mapas, será dedicado ao desenvolvimento da imagem cartográfica do país. O terceiro módulo trará imagens de vilas e cidades do Brasil colonial e o quarto será centrado na paisagem urbana brasileira.
O Tratado de Tordesilhas foi assinado em 1494 e determinava que Portugal e Espanha dividiriam entre si as novas terras descobertas. Portugal ficaria com a parte a leste de uma linha imaginária de norte a sul localizada a 370 léguas de Cabo Verde. O tratado foi ratificado por uma bula papal em 1506, mas não foi respeitado nos séculos seguintes, principalmente pela ação dos bandeirantes, que avançaram rumo ao oeste. (CF)

Texto Anterior: Palestras: Seminário debate imagem como violência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.